Terça-feira , Março 20 2018 Periodicidade Diária nº 1665
Principal / Freguesias / Celeirós cumpre tradição com a Procissão do Senhor dos Passos

Celeirós cumpre tradição com a Procissão do Senhor dos Passos

A emblemática Procissão do Senhor dos Passos de Celeirós saiu este domingo à rua, acompanhada da encenação da Paixão de Cristo. O ponto alto do evento religioso deu-se com o encontro do andor do Senhor dos Passos e o andor de Nossa Senhora das Dores no cruzamento entre a Avenida Senhor da Paciência e a Avenida de São Lourenço.

Luís Marques, membro da Procissão do Senhor dos Passos, explicou que este evento religioso é acompanhado de encenações da Paixão de Cristo, tendo três pontos altos, onde o mais importante é o encontro de Jesus Cristo com sua mãe, Maria. “Temos três pontos altos. O primeiro dá-se no início, que é o primeiro ato antes da procissão, depois no cruzamento, que é o encontro das duas procissões onde uma parte daqui da Igreja Paroquial e a outra parte da Capela do lugar do Covêlo. Quase à mesma hora saem as duas procissões em locais distintos e encontram-se no cruzamento para se dar a cerimónia do encontro com Jesus Cristo e Nossa Senhora. A partir daí fazem o resto do percurso em conjunto, já no itinerário normal, e regressam para depois no final realizarem o último ato, que é a Ressurreição, na Igreja Paroquial”, explicou Luís Marques.

Manuel Gastão, presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, parabenizou o trabalho do Pároco e dos membros da Comissão do Senhor dos Passos, pelo trabalho desta tradição em que a Junta de Freguesia tem colaborado nos apoios. “É um trabalho de união mas é mais da paróquia porque todo o trabalho e o valor tem de ser dado ao Pároco e à sua equipa. A Autarquia colabora para ter estes espaços mais aprazíveis com um pequeno subsídio financeiro dentro das nossas possibilidades e estaremos sempre cá em equipa porque somos um grupo de amigos para aquilo que faça falta para qualquer evento”, disse Manuel Gastão.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que esta procissão é das mais emblemáticas e mais marcantes da Quaresma em Braga. “Tem de se preservar esta tradição de forma exemplar pois esta procissão é das mais emblemáticas de todo o período da Quaresma. Tive  a oportunidade de há quatro anos atrás iniciar o meu roteiro pelas procissões dos Passos do Concelho precisamente aqui em Celeirós e volto hoje depois de ter cumprido esse itinerário pelas três e não posso deixar de assinalar que esta é das procissões mais emblemáticas e mais marcantes para quem nela participa e para quem assiste. Dou, portanto, os meus parabéns à Paróquia, à freguesia e a todos que a tornam possível pois é isso que leva um Presidente da Câmara a vir prestar esse mesmo tributo”, finalizou o presidente.

O cortejo religioso deu início no ano de 1938 e tem vindo a crescer e a atrair um número crescente de fiéis, sendo um dos mais importantes do concelho de Braga.

Celeirós cumpre tradição com a Procissão do Senhor dos Passos

Procissão do Senhor dos Passos percorreu ruas de Celeirós

Posted by Braga TV on Sunday, March 18, 2018

Acerca Braga TV