Domingo , Dezembro 10 2017 Periodicidade Diária nº 1565
Principal / Notícias / CDU defende progressão na carreira dos Bombeiros Sapadores de Braga

CDU defende progressão na carreira dos Bombeiros Sapadores de Braga

Carlos Almeida, vereador da CDU na Câmara Municipal de Braga, visitou esta terça-feira o Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga. Poucos dias depois de passar um ano desde a inauguração do novo quartel, a CDU aproveitou para fazer um ponto de situação.

A CDU constatou com a última visita ao Quartel, em setembro passado, que muitas das necessidades e insuficiências do edifício foram sendo suprimidas mas que, no entanto, algumas ainda persistem, como o estado de degradação do chão ou o facto de a eletricidade funcionar ainda com o contador de obra, sem gerador de emergência, o que “é insuficiente para as exigências de funcionamento de um Quartel, para além de não garantir nenhuma segurança no caso de falha do sistema principal”.

Carlos Almeida entendeu “não ser fácil compreender porque é que alguns destes aspetos ainda não foram resolvidos, à semelhança de outros, que acabaram por ser tratados durante o início deste ano”. O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal acrescentou que “o material utilizado no chão acusou desgaste logo após poucos meses de utilização. Disseram-nos que ia ser ativada a garantia para que pudesse ser substituído, o que não aconteceu. Quase poderíamos dizer que o chão do antigo Quartel, ainda que com 40 anos, estava em melhores condições do que este, tendo em conta o tempo de utilização”, ironizou Carlos Almeida.

Acompanhado por Bárbara Barros, eleita do PCP na Assembleia Municipal, e Filipe Gomes, dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”, Carlos Almeida aproveitou, ainda, para lembrar que há investimentos que têm que começar a ser feitos. “Sabemos que, do ponto de vista do equipamento de proteção individual, as necessidades estão, por agora, suprimidas”, avançou o vereador comunista.

“No entanto, esta corporação precisa de uma autoescada, por exemplo, bem como de uma viatura urbana de combate a incêndios e um carro de desencarceramento. São investimentos de grande monta, que representam necessidades antigas e que, logicamente, não poderão ser feitos de um dia para o outro ou de uma vez só, mas estamos certos que é preciso começar a tratar de encontrar soluções”, explicou Carlos Almeida.

A CDU realçou a importância de valorizar o trabalho realizado pelos Bombeiros Sapadores, lamentando que, em Braga, por existir agora apenas a categoria profissional de Bombeiro Municipal e já não a de Bombeiro Sapador, a remuneração destes trabalhadores “fique muito aquém das suas responsabilidades e da exigência da sua profissão”. Carlos Almeida desafiou ainda a maioria no executivo “a pegar nas propostas que estão em cima da mesa, abrindo portas à promoção e progressão nas carreiras destes profissionais”.

Acerca Braga TV