Carlos Oliveira cessa funções na InvestBraga
Quarta-feira , Novembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1904
Principal / Notícias / Carlos Oliveira cessa funções na InvestBraga

Carlos Oliveira cessa funções na InvestBraga

Cinco anos depois de ter sido convidado por Ricardo Rio para liderar os destinos da InvestBraga, Carlos Oliveira decidiu ser este o momento certo para cessar as suas funções enquanto presidente do Conselho de Administração da Agência para a Dinamização Económica de Braga, decisão comunicada ao presidente da Câmara, a 12 de setembro, o dia seguinte à inauguração oficial do Altice Forum Braga. Carlos Oliveira vai dedicar-se a novos projetos pessoais e profissionais.

“A inauguração oficial do Altice Forum Braga encerra um ciclo para a InvestBraga. Um ciclo que colocou Braga no radar do investimento, do empreendedorismo e inovação e também dos grandes eventos. Com o sentimento de missão cumprida, entendo que é tempo de cessar as minhas funções enquanto presidente do Conselho de Administração da InvestBraga. Foram quase cinco anos de enorme dedicação pessoal, que pouco tempo me deixaram para outras atividades. Apresento o meu reconhecimento e agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, e a todos os colaboradores da InvestBraga que me acompanharam neste percurso. Estou certo que o futuro da InvestBraga será de sucesso”, afirma Carlos Oliveira.

Depois de lançar a InvestBraga, Carlos Oliveira e a sua equipa estruturaram a atividade da agência em três grandes eixos: a captação de investimento nacional e internacional; o empreendedorismo e a Startup Braga enquanto hub de inovação; a promoção de eventos, seminários, feiras e exposições.

Desde o lançamento da InvestBraga em 2014, foram mais de 4 anos a atrair investimento, a apoiar o empreendedorismo e a dinamizar a economia de Braga.

Durante esse período, a InvestBraga acompanhou mais de 622M€ de investimento. Ajudou a criar um ambiente que permitiu tornar Braga no terceiro concelho mais exportador do país. Contribuiu para o aumento do emprego muito acima da meta estabelecida de 500 postos de trabalho anuais, tendo o desemprego caído 50%, entre 2013 e 2017. O PIB do concelho cresceu 1% acima da média da Península Ibérica.

Desde a sua fundação, a InvestBraga acompanhou mais de 447 projetos de investimento, muitos deles com origem internacional, tais como: Fujitsu, Bosch, Aptiv, Accenture, OutSystems, Webhelp, Starbucks, Farfetch, entre muitos outros. Braga é hoje uma cidade vibrante e com uma presença relevante de marcas internacionais.

No total, a InvestBraga recebeu mais de 70 visitas de embaixadores em Braga. Foi também criado o programa de Embaixadores empresariais, que conta já com 28 representantes das mais relevantes empresas da região.

No campo do empreendedorismo, a Startup Braga deu apoio a mais de 270 empreendedores e a 115 startups, que captaram mais de 27 milhões de euros de financiamento em capital de risco e de business angels. A última edição do programa de aceleração da Startup Braga recebeu candidaturas de startups de 14 nacionalidades diferentes, o que comprova que o trabalho realizado já galgou fronteiras.

A inauguração do Altice Forum Braga é o consumar deste ciclo do projeto InvestBraga. A requalificação do antigo Parque de Exposições de Braga permitiu a Braga entrar no radar dos grandes eventos, feiras, congressos e concertos de âmbito nacional e internacional. Braga conta hoje com a segunda maior sala de espetáculos do país e o maior auditório da região norte, o que lhe permite posicionar-se como referência nacional para o turismo de negócios. Nos primeiros quatro meses de atividade recebeu mais de 40 eventos e mais de 100 mil visitantes, e tem já uma agenda preenchida para o que resta de 2018 e ainda para 2019.

“Braga é cada vez mais uma cidade reconhecida e aberta ao mundo. É um viveiro tecnológico e de inovação. É a casa escolhida por muitas empresas nacionais e multinacionais para instalarem os seus centros de produção e de excelência. É uma das melhores cidades do país para viver e para se fazerem negócios. Braga mudou definitivamente e está a posicionar-se como uma capital do talento, inovação e conhecimento. A missão que me foi confiada pelo presidente da Câmara Municipal está cumprida. A InvestBraga vai agora prosseguir para um novo ciclo. Cabe-me, agora, passar um testemunho que é sólido e que é um excelente ponto de partida para que Braga se continue a assumir como um dos motores da economia e cultura nacionais e a consolidar o caminho percorrido até aqui”, remata Carlos Oliveira.

Acerca Braga TV