Campeões de Braga homenageados na V Gala do Desporto
Quinta-feira , Novembro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1905
Principal / Desporto / Campeões de Braga homenageados na V Gala do Desporto

Campeões de Braga homenageados na V Gala do Desporto

O Município de Braga homenageou, pelo quinto ano consecutivo, os atletas, dirigentes, treinadores e árbitros que se destacaram ao longo da época 2017/2018, numa gala que encheu o Auditório do Altice Forum Braga. Também o melhor evento desportivo, realizado este ano, teve o seu reconhecimento na V Gala do Desporto, evento elegido pelos bracarenses, que aceitaram o repto lançado pelo Município para participarem nesta gala.

Ao todo foram 93 os galardoados pelo Município que ao longo da época destacaram-se meritoriamente a nível nacional e internacional, em prol de uma modalidade, de um clube, de uma cidade ou do próprio país.

Andreia Sousa, da Associação de Futebol de Braga, venceu o prémio de melhor árbitro, enquanto que Jorge Braz, selecionador de Futsal, venceu como melhor treinador. O júri também distinguiu Luís Botelho, presidente do Hóquei Clube de Braga, como melhor dirigente desportivo.

No ano em que Braga ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, os bracarenses elegeram a Final Four da Taça CTT como o melhor evento desportivo, categoria que integrava a Festa Nacional de Ginástica, a 80ª Volta a Portugal, a 39ª Rampa Internacional da Falperra, o I Open de Ténis de Braga e o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário.

Prémio de Mérito e Excelência

O momento alto da V Gala do Desporto decorreu no final do evento com a entrega do prémio de Mérito e Excelência, atribuído este ano à professora Maria Alice Torres, pela sua vida dedicada ao desporto.

Maria Alice Torres, na sua juventude, representou o ABC de Braga, competindo no âmbito federado e escolar em voleibol, atletismo, andebol e badminton.

Em Lisboa concluiu a sua formação académica, cidade onde representou o Sporting CP, em atletismo, e o SL Benfica, em voleibol, somando vários títulos nacionais em ambas as modalidades. De regresso a Braga, fundou as secções de atletismo e voleibol feminino do SC Braga.

Destacando-se desde cedo, investindo no Associativismo juvenil, em 1973 fundou o grupo federado de badminton no Colégio Teresiano, que teve durante largos anos a hegemonia nacional de badminton juvenil, sendo a percursora desta modalidade na cidade de Braga.

Em 1985 criou a secção de atletismo federado da Escola André Soares (Grupo Desportivo André Soares – GDAS), onde funcionou uma verdadeira escola de formação desportiva. Foram muitos os atletas que se distinguiram, a ponto de se assumirem entre os melhores nacionais do atletismo juvenil, tendo ainda alcançado a primeira divisão nacional nesta modalidade.

Numa carreira de 40 anos dedicada ao ensino, lecionou Educação Física no Liceu D. Maria II, Escola Carlos Amarante, Escola Francisco Sanches, Colégio Teresiano e Escola André Soares. Enquanto treinadora marcou presença no voleibol e atletismo do SC Braga e na Escola Carlos Amarante, e, no badminton, no Colégio Teresiano e SC Braga.

Campeões de Braga homenageados na V Gala do Desporto

Cidade de Braga prestou tributo aos seus Campeões na V Gala do Desporto.

Posted by Braga TV on Monday, October 22, 2018

Acerca Braga TV