Cabreiros cumpre tradição secular com “Puxada do Guião”
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Cultura / Cabreiros cumpre tradição secular com “Puxada do Guião”

Cabreiros cumpre tradição secular com “Puxada do Guião”

A freguesia de Cabreiros mede hoje forças com o peculiar ritual secular da “Puxada do Guião”. Esta tradição, levada a cabo pela Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, realiza-se esta quinta-feira, às 21h00, no adro da Capela do Senhor dos Passos.

Este ritual realiza-se todos os anos na quinta-feira antecedente ao domingo da Procissão do Senhor dos Passos com o efeito de escolher os porta-estandartes que se aventuram a tentar erguer o guião para a procissão de domingo.

Esta tradição consiste em medir as forças de quem consegue levantar e suportar o peso do guião, composto por uma vara de madeira de grande dimensão, onde na extremidade superior está pendurada uma estrutura metálica pesada, onde pende um pano roxo em forma de bandeira/guião.

De acordo com José Carneiro, colaborador da Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, esta tradição antiga é hoje assistida por todos os que queiram acompanhar este ritual, uma vez que noutros tempos as mulheres e meninas não podiam acompanhar. “Antigamente as mulheres e meninas não podiam assistir e só conheciam o ‘valentão’, aquele que conseguia erguer o guião, no ‘dia grande’, ou seja, no dia da procissão. Mas hoje já podem assistir e encorajar os interessados. Este costume ancestral servia outrora para aferir a competência e valentia do homem ou homens que transportariam o guião na Procissão dos Passos. Numa ligeira análise etnográfica, tratava-se de uma verdadeira ‘luta de galos’, onde a força imperava, força essa que dá acesso ao ‘triunfal passeio’, desfilando para as ‘donzelas’ na dita procissão”, explicou José Carneiro.

Segundo José Carneiro, há um mistério à volta deste guião, uma vez que este só consegue ser levantado por homens da terra. “Não sei porquê mas só os homens de Cabreiros conseguem levantar o guião, pois já vieram cá homens fortes, que frequentam ginásios, e mesmo assim não conseguiram levantar o guião, tendo só conseguido através da força de seis homens”, frisou.

O guião abrirá a Procissão do Senhor dos Passos no próximo domingo, às 15h30, na freguesia de Cabreiros.

Acerca Braga TV