Braga volta a vestir-se de branco de 31 de agosto a 2 de setembro
Quinta-feira , Julho 26 2018 Periodicidade Diária nº 1793
Principal / Cultura / Braga volta a vestir-se de branco de 31 de agosto a 2 de setembro

Braga volta a vestir-se de branco de 31 de agosto a 2 de setembro

Braga realiza de 31 de agosto a 1 de setembro a sétima edição da Noite Branca com mais de 90 atividades de entrada livre que incluem concertos, instalações, performances, atividades nos museus, programa infantil e animação nas ruas e praças do centro histórico da cidade.

A sétima edição da Noite Branca vai ganhar um novo palco, na Avenida Central, de modo a dispersar a oferta durante todo o fim de semana da realização do evento. “Este ano teremos mais de 20 concertos e, para além disso, uma aposta reforçada na programação de rua, fora dos palcos, com um acréscimo de 150% do investimento que temos vindo a fazer nos anos anteriores relativamente a esta programação. Um dos objetivos da Noite Branca é a realização de mais atividades culturais em todos os espaços, edifícios, ruas e praças do centro histórico da cidade de Braga”, explicou Cláudia Leite, da organização do evento.

Desta feita, serão quatro os palcos onde irão decorrer os concertos de música: O Palco da Praça, que irá receber os concertos de Gisela João (31 de agosto às 22h00), GNR (31 de agosto às 23h45), José Cid & Big Band (1 de setembro às 22h00), David Fonseca (1 de setembro às 23h45), Dj Fernando Alvim (1 de setembro às 1h30) e Sopa de Pedra e as Vozes da Cidade (2 de setembro às 18h00); No Palco Avenida destaque para os concertos de Manel Cruz (31 de agosto às 22h30), Moullinex (31 de agosto às 00h30), Salvador  Sobral (1 de setembro às 22h30),  Cais  Sodré  Funk  Connection  (1 de setembro às 00h30) e  Funkamente (1 de setembro às 2h30); Já no gnration vão atuar Norberto Lobo com Yaw Tembe, Marco Franco e Ricardo Jacinto (1 de setembro às 17h30), João Mortágua: Axes (1 de setembro às 22h00), Linda Martini (1 de setembro às 23h00), Rizan Said (1 de setembro às 00h30), Bateu Matou (1 de setembro às 1h30), CelesteMariposa (1 de setembro às 1h30), Bruma (2 de setembro às 16h00) e Bits  em  Palco (2 de setembro às 17h00); Por fim,  no  Theatro  Circo  atuarão  Sreya (31 de agosto às 22h30) Conan  Osiris  (31 de setembro às 23h30) e  DJ  Marfox (31 de agosto às 1h00).

Também as Media Arts estarão em destaque nesta edição com o acréscimo de propostas internacionais referentes ao Concurso Artístico. “Temos projetos cada vez com mais qualidade. O Concurso Artístico teve este ano 60 candidaturas e 17 projetos internacionais, dos quais foram venceram quatro projetos do Japão, Alemanha, Estados Unidos e Dinamarca, juntamente com três nacionais, o que faz com que a Noite Branca de Braga seja cada vez mais internacional”, frisou Raquel Nair, da organização da Noite Branca.

Os  projetos resultantes do programa ‘Laboratórios  de  Verão’, destinados a artistas residentes ou naturais do distrito de  Braga, serão também uma forma privilegiada de o público estar em contacto com o talento dos artistas locais. A  programação infantil será reforçada nesta edição, novamente com um espaço próprio, localizado na Praça do Pópulo, onde pequenos e graúdos podem dar asas à  imaginação e desenvolver atividades artísticas em  conjunto. A programação contempla ainda diversas atividades para famílias e crianças nos museus e nas ruas da cidade.

Para além da constante animação de rua pelas ruas do Centro Histórico, durante os três dias do evento, também os museus  irão alargar o horário de funcionamento, abrindo as portas até às 22h00 de sexta-feira, até à 1h00 de sábado e até ao final da tarde de domingo.

Uma das principais novidades da Noite Branca é a aposta reforçada na sustentabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade para a necessidade de redução do consumo de plástico. Assim, com o intuito de diminuir a pegada ecológica do evento, em todos os stands de venda concessionados serão utilizados apenas copos reutilizáveis em detrimento dos copos de plástico  descartável.

Os estabelecimentos comerciais do Centro Histórico serão desafiados a adotar esta medida e a receber, desta forma, o  ‘Selo Verde’ do Município de Braga, distinção que certifica a atuação amiga do ambiente dos comerciantes aderentes.

Um dos pontos altos desta edição será a instalação artística que irá decorar as principais ruas da cidade,  construída com recurso a garrafas PET – transformadas pelas mãos dos reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Paços de Ferreira – e a geotêxtil, produzido a partir de desperdício de material. Para este  projecto a organização recorreu ao contributo dos cidadãos para recolher cerca de 6 mil garrafas de plástico necessárias para a execução da instalação artística.

A Agere e a Braval voltam também a unir esforços na Noite Branca e a garantir uma presença reforçada no evento com a colocação de vários  contentores e ecopontos em diversos pontos do Centro Histórico.

Noite Branca de Braga com mais de 90 atividades

A Noite Branca de Braga realiza-se de 31 de agosto a 2 de setembro com mais de 90 atividades de entrada livre.

Posted by Braga TV on Thursday, July 26, 2018

Acerca Braga TV