Braga volta a receber o maior evento dedicado aos drones em Portugal
Sexta-feira , Novembro 22 2019 Periodicidade Diária nº 2277
Principal / Notícias / Braga volta a receber o maior evento dedicado aos drones em Portugal

Braga volta a receber o maior evento dedicado aos drones em Portugal

O iDrone Experience está de regresso. De 21 a 23 de abril, Braga será novamente palco do maior e mais completo evento dedicado aos drones e às novas tecnologias em Portugal. O evento, que se irá realizar no Parque de Exposições, prevê superar o sucesso da primeira e atingir os 10 mil visitantes. São três dias de evento numa área de 7.000 m2 com 60 horas non-stop, 100 equipas, 9 competições, 16 provas, 2 concursos, 80 gamers e 40 pilotos profissionais.

Promovido pelo Município de Braga, IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, InvestBraga e AIMinho, esta segunda edição do iDrone Experience repete muitos dos atrativos do ano passado, como as corridas FPV e várias outras competições autónomas do evento, a academia de formação e a grande conferência sobre os drones.

A organização está também a preparar várias novidades que prometem conferir ainda maior atratividade ao evento, como é o caso da competição Smart Hovercraft, com drones anfíbios – a primeira do género em Portugal. Realizar-se-á também a iDrone MESC – Minho Electronic Sports Cup, uma competição de desportos eletrónicos que se realiza pela primeira vez e que será jogada na vertente Counter-Strike Global Offensive. Por fim, a área destinada a atividades lúdicas, experimentais, de lazer e jogos vai aumentar para cerca do triplo relativamente ao ano passado, permitindo, assim, disponibilizar ao público novas experiências e atividades com drones e novas tecnologias.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é uma iniciativa de referência para Braga e de dimensão nacional e internacional, contribuindo para a afirmação da marca de Braga enquanto cidade de tecnologia e inovação. “Esta é uma área de vanguarda na transformação da sociedade pela multiplicidade de usos que possibilita e que representa, paralelamente, um desafio pela incerteza que ainda existe na forma como esta tecnologia poderá ser utilizada e enquadrada legalmente”, afirmou, referindo que ‘pelas dimensões lúdica, pedagógica e económica que estão associadas a um evento desta natureza’, estão reunidas as condições para que esta edição seja um sucesso e, inclusivamente, para que o iDrone Experience cresça no futuro próximo.

O iDrone Experience reunirá mais uma vez empresas, profissionais do setor, escolas, startups, prestadores de serviços, imprensa especializada, pilotos, programadores e todos os aficionados por drones nas suas mais diversas e inovadoras utilizações.

Com uma dinâmica associada ao novo mundos dos drones e das novas tecnologias, este evento contempla uma área de exposição onde estarão presentes empresas de produtos e serviços, empresas de venda de drones, software e novas tecnologias, que estará aberta ao público e onde serão apresentadas as mais recentes novidades e inovações sobre drones e suas aplicações.

O evento abrange, ainda, uma área específica para formação e programação de drones, onde ocorrerão demonstrações permanentes e competições entre as equipas inscritas nas várias competições, provenientes de todo o país. O objetivo é criar um ambiente de envolvência de toda a comunidade, incentivando a educação e robótica.

Acerca Braga TV