Braga volta a promover sabores da região
Quinta-feira , Junho 20 2019 Periodicidade Diária nº 2122
Principal / Cultura / Braga volta a promover sabores da região

Braga volta a promover sabores da região

A partir de amanhã e até domingo, Braga volta a promover o melhor da gastronomia e doçaria local, com a XI edição dos Fins de Semana Gastronómicos. Com 29 restaurantes aderentes e dois estabelecimentos de hotelaria, a iniciativa promete uma viagem pelos sabores da região, onde o Bacalhau à Braga e o Pudim Abade de Priscos se assumem como “expoentes máximos” de uma gastronomia única e que cativa cada vez mais turistas e apreciadores da boa mesa.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com 78 autarquias da região Norte, este evento pretende dar a conhecer o que de melhor se faz em termos gastronómicos nos diversos territórios, aliando a essa oferta um programa cultural. Em Braga, esta iniciativa decorre em vésperas do arranque da Semana Santa, numa altura em que a cidade vive um dos momentos mais altos em termos turísticos, aproveitando, assim, a ocasião, para fazer as delícias de quem se quer perder na descoberta da gastronomia bracarense.

“Esta é uma iniciativa de valorização de todo o nosso património gastronómico num fim de semana que antecede a programação da Semana Santa de Braga o que desde logo é sinónimo de muita procura turística. Trata-se de um evento que vai ao encontro da estratégia definida pelo Município em apostar claramente na promoção e valorização do turismo gastronómico”, referiu Altino Bessa, vereador do Município de Braga, durante a apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos, que decorreu esta quinta-feira, no Posto de Turismo de Braga.

Cada restaurante aderente elabora uma ementa com vários pratos típicos que aliam o Vinho Verde e os serviços de alojamento associam-se com descontos nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Altino Bessa deixou uma palavra de elogio aos profissionais do setor que “têm sabido corresponder, acompanhar e melhorar o seu serviço e não deixaram de acreditar e investir de forma a potenciar os seus negócios”, enalteceu o vereador, acrescentando que essa aposta tem sido “fundamental para economia local e para a criação de emprego”.

Esta é uma iniciativa que Marco Sousa, delegado da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, classificou como “um dos maiores projetos da Entidade Regional”. Segundo o responsável, os Fins de Semana Gastronómicos têm tido um “enorme sucesso o número de aderentes a crescer de ano para ano”. “A gastronomia é um tesouro que precisa de ser trabalhado. Este é um projeto de combate à sazonalidade que se inicia em novembro e prolonga-se até ao início de junho, percorrendo diversos territórios da Região Norte. Com isto estamos a qualificar a oferta gastronómica como um produto estratégico, permitindo que os Municípios possam potenciar os seus pratos de referência”, explicou Marco Sousa, enaltecendo o trabalho do Município de Braga que nos últimos anos “tem sido um exemplo na promoção da gastronomia local, onde não faltam bons restaurantes e bons produtos que merecem a continuidade desta aposta por parte da Autarquia”.

Esta edição dos Fins de Semana Gastronómicos contam com a adesão de 78 municípios, 1200 restaurantes e mais de 200 receitas para provar. O evento envolve ainda 500 empreendimentos turísticos, 300 quintas, adegas e espaços de enoturismo, 52 produtos qualificados e cinco denominações de origem de vinhos.

Cada Município dispõe de um fim de semana para pôr em cima da mesa os seus pratos mais emblemáticos, acompanhado de uma sobremesa e dos vinhos de cada região. Os empreendimentos turísticos oferecem descontos de pelo menos 10% nas pernoitas de sexta-feira e sábado e os restaurantes são incentivados a oferecer “um copo de vinho de boas vindas” aos clientes que optem pelo prato dos Fins de Semana Gastronómicos.

A Entidade Regional disponibiliza uma brochura alusiva ao evento, que serve de roteiro gastronómico e turístico. Nela constam também cerca de 200 receitas referentes aos pratos apresentados pelos Municípios aderentes. A brochura está disponível para download em: https://bit.ly/2GgNUyQ

Acerca Braga TV