Braga volta a organizar o Dance World Cup em 2022
Domingo , Agosto 18 2019 Periodicidade Diária nº 2181
Principal / Notícias / Braga volta a organizar o Dance World Cup em 2022

Braga volta a organizar o Dance World Cup em 2022

No dia em que finaliza mais uma final do Dance World Cup, Braga e a organização do evento anunciam que a cidade minhota e o Altice Forum Braga vão voltar a receber a maior competição mundial de dança em 2022. Na edição que hoje termina, a delegação portuguesa conquistou o segundo lugar do pódio, com um total de 93 medalhas. O Altice Forum Braga recebeu com este evento mais de 100 mil visitas nos nove dias de competição.

“O Dance World Cup, com uma extraordinária organização, teve um impacto enorme na cidade de Braga do ponto de vista social, cultural e económico, com um retorno direto estimado em cerca de 20 milhões de euros. Este impacto estendeu-se ainda a toda a região. Um facto importante que motivou o seu regresso em 2022, anunciado hoje, foi, certamente, o extraordinário profissionalismo e qualidade na organização de eventos desta envergadura, quer pelas condições estruturais que foram criadas, através do Altice Forum Braga, quer pela articulação de todos os agentes da equipa da InvestBraga, do Município de Braga, das forças de segurança e de todos os nossos parceiros, que fazem de Braga uma cidade perfeitamente preparada para este tipo de organizaçoes”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, entidade gestora do Altice Forum Braga.

Por sua vez, John Grimshaw realçou que “estamos encantados por anunciar que regressaremos a Braga em 2022. Tenho a certeza de que todas as bailarinas e todos os bailarinos estarão entusiasmados por voltar a este lugar especial. O live streaming foi um grande sucesso. Tivemos visualizações de cerca de 500 mil pessoas e mais de 5 milhões de minutos desde 168 países”.

Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga, salientou que “o Dance World Cup insere-se na estratégia da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga para cativar eventos que promovam o turismo de negócios, desportivo e religioso. Os visitantes são famílias que acompanham os atletas e aproveitam esta oportunidade para conhecer Braga e aquilo que de melhor a cidade tem para oferecer, a nível patrimonial, gastronómico e do lazer. É com grande entusiasmo que vamos voltar a receber este evento em 2022”.

Já Ricardo Costa, Embaixador em Portugal do evento, referiu que “a final do Dance World Cup 2019 realizada em Braga superou todas as expectativas. Toda a cidade se mobilizou em torno do evento e o retorno, tanto em visibilidade internacional como na componente económica, foi superior a qualquer previsão que tenhamos efetuado. Uma última palavra de reconhecimento a toda a equipa do Altice Fórum Braga, foram incansáveis e de um profissionalismo exemplar.”

O Dance World Cup é uma competição que reúne, num só evento, as modalidades do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e, pela primeira vez em 2019, as danças de salão. O padrão elevado do Dance World Cup incentiva, para além das apresentações individuais, as danças em grupo.

Na edição 2019, Portugal contou com uma equipa de 700 bailarinos, que resultaram da escolha dos 4 primeiros classificados em cada uma das 8 categorias. No total, mais de 6000 atletas, vindos de 53 países, competiram ao longo da última semana no Altice Forum Braga, que por sua vez recebeu 100 mil visitas com este evento.

A delegação portuguesa foi uma das grandes sensações da competição, conquistando o segundo lugar do pódio apenas atrás da Inglaterra. No total, as atletas e os atletas portugueses conquistaram 93 medalhas, 37 de ouro, 24 de prata e 32 de bronze.

Durante os 9 dias de competições, foram realizadas cerca de 3 mil atuações, 120 entregas de prémios, 3 a 4 masterclasses por dia, 4 galas onde todos os medalhados de ouro atuaram e ainda um desfile com cerca de 3.500 bailarinos, que percorreram as ruas da cidade de Braga ao som dos hinos de cada país.

A final do Dance World Cup  (maior competição de dança do mundo) realiza-se anualmente numa localização e país diferente. Em 2019, Braga e Portugal recebem esta competição, sucedendo assim a Sitges, Barcelona (Espanha), Offenburg (Alemanha), Bucareste (Roménia), Jersey (Estados Unidos da América), Paris (França) e Sardenha (Itália).

Acerca Braga TV