Sexta-feira , Novembro 10 2017 Periodicidade Diária nº 1535
Principal / Eventos / Braga recebe o maior evento do país dedicado à Nanotecnologia

Braga recebe o maior evento do país dedicado à Nanotecnologia

É sob o tema ‘Nanotecnologia: a nova Economia’ que especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes setores vão discutir a criação de valor a uma nanoescala e o impacto atual e futuro da nanotecnologia na sociedade. O INL Summit realiza-se a 19 e 20 de outubro, no Theatro Circo, em Braga, e é organizado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

A sessão de encerramento, na sexta-feira, prevê as participações de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Carmen Vela, Secretária de Estado da Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação espanhola estão confirmados para sexta-feira. Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria, também marca presença no encerramento do primeiro dia do congresso.

O INL Summit acontece numa altura em que a nanotecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, ao potenciar alterações significativas na forma como se produz, consume, comunica e vive. Nanomáquinas que entram no corpo humano e navegam para identificar e eliminar vírus, bactérias ou células cancerígenas; impressão a 3D de órgãos humanos, materiais ultraresistentes e autoreparáveis, sensores subcutâneos ou nano ótica aplicada à realidade aumentada são algumas das mais recentes inovações.

O programa inclui temas como ‘Ciência. Não ficção’, ‘A nanotecnologia e a 4.ª revolução industrial’ e ‘Como transformar a nanotecnologia em negócio’, ambos no primeiro dia.  Já na sexta-feira, após a intervenção dedicada à ‘Nanotecnologia, Arte, Design e Educação’, há um debate sobre o ‘Impacto da Nanotecnologia na Economia’. Em todos serão apresentadas tendências e case studies, os desafios e os desenvolvimentos mais recentes na aplicação da nanotecnologia em diferentes áreas.

Dos oradores convidados do meio académico encontram-se Elvira Fortunato (Universidade Nova de Lisboa), Edwin Thomas (Rice University, EUA); Robert M. Westervelt (Harvard University, EUA); Paulo Ferreira (INL, Portugal/University of Texas at Austin, EUA) e Francisco Veloso (Imperial College Business School, Reino Unido).

Entre os representantes do universo empresarial e da indústria estão confirmados, entre outros, Carlos Oliveira (InvestBraga), António Murta (Pathena) Miguel Coelho (Westfield + Brooks), Rui Enes (Delphi Automotive Systems – Portugal, S.A.); e Annemarie Holleczek (Bosch Chassis Systems Control).

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é o principal hub em Portugal e um dos maiores do Mundo para investigação e desenvolvimento de nanotecnologia em benefício da sociedade, em quatro áreas estratégicas: Saúde, Alimentar, Ambiente e Nanoeletrónica. Num ambiente multicultural convivem equipas multidisciplinares de 28 nacionalidades.

Acerca Braga TV