Braga recebe o maior evento de Drones do País
Quarta-feira , Dezembro 11 2019 Periodicidade Diária nº 2296
Principal / Notícias / Braga recebe o maior evento de Drones do País

Braga recebe o maior evento de Drones do País

a

Braga vai receber o maior evento de drones do País. O iDroneExperience contará com mais de 500 participantes oriundos de vários países que, de 22 a 24 de abril, vão trazer toda a emoção e adrenalina ao Parque de Exposições de Braga (PEB).

O evento terá diversas competições de robótica autónoma e ao longo de três dias irá reunir em Braga escolas, empresas, profissionais do setor, startups e prestadores de serviços de veículos aéreos não tripulados (Drones).

As competições que se irão realizar durante o iDroneExperience fazem parte do campeonato mundial da modalidade e permitem aos pilotos concorrentes pontuarem para a final Europeia do Campeonato, a Aerial World Cup Europe.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é mais uma forma de colocar a cidade na vanguarda dos grandes eventos. “Trata-se de um evento inovador e diferenciador que reflete o espírito bracarense. É mais uma oportunidade para Braga se tornar um palco privilegiado de um evento de dimensão internacional numa área em claro crescimento”, refere o autarca, sublinhando que, uma vez que a iniciativa envolve vários agentes, “ajusta-se na perfeição ao ecossistema empreendedor que o Município pretende fomentar para a região”.

A componente pedagógica está bem patente no iDroneExperience, cujo objetivo é ensinar a construir e programar drones autónomos de uma forma simples e divertida. Durante o evento as equipas terão acompanhamento de elementos da organização com conhecimento para ajudar na construção e programação do seu drone.

Segundo João Carvalho, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), “este evento pretende divulgar o conhecimento tecnológico avançado desenvolvido no IPCA e estimular o tecido empresarial na produção de produtos e serviços numa área emergente”.

A iDroneCup é outra competição que faz parte deste evento. Trata-se de uma prova de robótica autónoma, que realiza a sua terceira edição em 2016, e é organizada pelos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrónica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, tendo como objetivo incentivar a educação da robótica.

Este é um evento que conta com o apoio da AIMinho e para António Marques, presidente da Associação Empresarial, “o maior evento de drones em Portugal tem a capacidade de sinalizar novas oportunidades de negócio para as nossas empresas, contribuindo, ainda, para a criação de novas empresas tecnológicas”.

Durante o evento haverá uma competição de mini drones autónomos controlados remotamente. Aqui, cada equipa terá que construir o seu drone utilizando um kit disponibilizado no evento, podendo depois utilizar o seu drone para participar nas diferentes competições: provas autónomas, corrida e dança. No decorrer do iDroneExperience serão realizados diferentes workshops de apoio, que ajudarão as equipas a dar vida e inteligência aos seus drones: construção, electrónica, controlo e programação.

O preço para o público varia desde os 3€ (bilhete para os três dias) e 1,5€ (bilhete de um dia). Os visitantes até aos 12 anos de idade têm entrada livre e haverá ainda um Pack Família com preço especial. As escolas com visitas programadas ao iDroneExperience terão também entrada livre.

Acerca Braga TV