Braga recebe Festival de Teatro Amador
Sábado , Abril 4 2020 Periodicidade Diária nº 2411
Principal / Cultura / Braga recebe Festival de Teatro Amador

Braga recebe Festival de Teatro Amador

Captura de ecrã 2017-03-28, às 16.52.54

Foi apresentado o programa do XII Festival de Teatro Amador Fest’Arte, que arrancará no próximo sábado, dia 1 de abril, às 21h45, com a comédia “Aqui há fantasmas”, dos Plebeus Avintenses. A apresentação decorreu no Centro Cívico de Palmeira, epicentro deste festival organizado pela Nova Comédia Bracarense, que conta novamente com o apoio da Junta de Freguesia de Palmeira.

Está de volta um dos mais plurais festivais de teatro amador do concelho. Segundo Carlos Barbosa, presidente da Nova Comédia Bracarense, os objetivos do festival permanecem intactos. “Queremos continuar a promover um acesso facilitado ao teatro junto dos palmeirenses e de todos os bracarenses, com peças de teatro com muita qualidade. A maturação desta iniciativa passa por continuarmos a acrescentar diversidade ao festival, convidando vários grupos de pontos diferentes do Norte do país. A programação é variada, com peças de teatro para adultos e para famílias, tendo especial atenção ao teatro infantil, que terá entradas gratuitas. Nota ainda para o cariz social do Fest’arte, pois metade das receitas geradas revertem a favor de associações da freguesia”, explicou Carlos Barbosa.

Para além dos Plebeus, destaque para a participação dos vilacondenses do grupo Infantojuvenil GDC Azurara e do TACCO; da Companhia de Teatro de Santo Tirso; da Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar; da Confederação – Coletivo D’Investigação Teatral do Porto; da Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos e da Nova Comédia Bracarense.

José António Peixoto, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, explicou que “Palmeira voltará a ser o palco de grandes momentos culturais” e que a “Nova Comédia Bracarense está de parabéns por se superar de edição em edição, acrescentando notoriedade à freguesia como local agregador de arte incontornável do concelho”.

O Fest’arte voltará a apoiar diversas associações. Logo no primeiro espetáculo, metade das receitas geradas reverterão a favor do projeto “o Gato Francisco”.

“No ano passado correu muito bem. As pessoas tiveram uma boa recetividade. Acho que ficaram mais sensibilizadas pelas questões ligadas aos gatos. Os cães despertam normalmente mais interesse e a minha missão passa por divulgar as vantagens de se ter um gato. Esta iniciativa da organização do Fest’arte é muito boa. Além de termos a arte do teatro, a arte está a ajudar também outras instituições a recolher fundos para que possam continuar a sua missão”, disse Cláudia Sousa, responsável pelo projeto “o Gato Francisco”.

A política de preços praticados por espetáculo do Fest’arte continuará a ser acessível e no caso dos espetáculos infantis a entrada é gratuita. O valor do espetáculo é de 2€. Pessoas até 14 anos e com mais de 65 anos têm entrada gratuita, como é habitual em toda a programação cultural do Centro Cívico de Palmeira.

Acerca Braga TV