Braga recebe Festas em honra de Santo António
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Freguesias / Braga recebe Festas em honra de Santo António

Braga recebe Festas em honra de Santo António

A cidade de Braga vai receber de 7 a 13 de junho as festas em honra de Santo António, que irão realizar-se na Avenida São Miguel o Anjo. Organizada pela Associação Cultural e Recreativa “Os Bravos da Boa Luz”, o destaque das festividades vai para as Marchas de Santo António que se realizam na noite do dia 12 pelas ruas da cidade.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, lembrou a importância de promover as associações desta União que mantêm vivas as tradições portuguesas mais genuínas. “Estamos hoje aqui reunidos na sede da associação ‘Os Bravos da Boa Luz’ na sequência do périplo que nós autarcas andamos a fazer por todas as nossas associações, que é de as promover. Esta associação tem uma forma de estar e uma idiossincrasia muito própria que tenta ir buscar o que de mais genuíno e de mais português nós temos e ‘Os Bravos da Boa Luz’ têm essa particularidade que é repor um pouco da história e preservar a identidade dos factos. Para além disso, têm teimosamente feito as Festas de Santo António, reativando também as marchas, o que é muito positivo, e parte da União de Freguesias só compete incentivar e ajudar”, disse Luís Pedroso.

Reativar e recriar as antigas tradições foi um dos objetivos da criação da Associação Cultural e Recreativa “Os Bravos da Boa Luz”. “Uma das finalidades de criar esta associação foi reativar e recriar as antigas tradições dos nossos antepassados, ou seja, muitas atividades que eles já realizaram, com claro destaque para as Festas e as Marchas de Santo António. As festividades são realizadas habitualmente na urbe do Campo das Hortas, mas este ano inovamos o local, que será na Avenida São Miguel o Anjo, onde está situada a nossa sede”, referiu José Silva, presidente da associação “Os Bravos da Boa Luz”, ressalvando que as marchas “são o expoente destas festas por toda a beleza que elas importam, pois são únicas na cidade de Braga”.

Evandro Lopes, presidente da Assembleia Geral da associação “Os Bravos da Boa Luz”, reforçou que estas festas “são a reminiscência das festas ancestrais de Braga que não se sabe quando e onde começaram”. “A festa mais importante de Braga sempre foi o S. João, mas também havia a festa de Santo António que já teve o seu auge noutros anos. Com a criação desta associação, tentámos reconstituir as tradições e, passados dois ou três anos, lembrámo-nos de voltar a reativar as marchas, o que teve um grande êxito na cidade”, concluiu.

As festas de Santo António foram retomadas pela associação “Os Bravos da Boa Luz” no ano de 2004 e contam com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e da Câmara Municipal de Braga.

O programa inicia no dia 7, às 21h30, com a atuação de Zé Laustibia, prosseguindo no dia 8, com Hugo Torres e os Farra Minhota, e no dia 9, com o cantor popular Francisco Ferreira.

O grande destaque das Festas de Santo António vai para as Marchas Populares, no dia 12, iniciando às 21h30, onde darão quatro exibições, nomeadamente no Rossio da Sé, na Arcada, na Praça do Município, finalizando no Campo das Hortas.

Braga recebe Festas em honra de Santo António

Braga vai festejar o Santo António de 7 a 13 de junho com destaque para as Marchas Populares pelas ruas da cidade.

Posted by Braga TV on Wednesday, June 5, 2019

Acerca Braga TV