Braga recebe debate “Perturbações Psiquiátricas: Conhecer para Cuidar”
Quinta-feira , Junho 27 2019 Periodicidade Diária nº 2129
Principal / Notícias / Braga recebe debate “Perturbações Psiquiátricas: Conhecer para Cuidar”

Braga recebe debate “Perturbações Psiquiátricas: Conhecer para Cuidar”

O Auditório Vita recebe no próximo sábado, 1 de junho, a partir das 18:00, o debate “Perturbações Psiquiátricas: Conhecer para Cuidar”, organizado pelo “O Salto”, Associação de Apoio à Saúde Mental, com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Câmara Municipal de Braga e do Rotary Club de Braga-Norte.

O programa foi apresentado esta terça-feira, dia 28, em conferência de imprensa, que contará com uma mesa Redonda, reunindo personalidades de diversas entidades que irão debater esta problemática psíquica com o objetivo de sensibilizar a comunidade e apoiar os doentes a viverem uma vida normal. “A associação ‘O Salto’ está sediada em Maximinos e merece toda a estima e consideração. Deixo aqui um desafio, um repto aos bracarenses para se inscreverem neste encontro pois será uma forma de ficarem um pouco mais elucidados acerca desta problemática psíquica. Esta fenómeno é cada vez maior porque atualmente levamos tudo muito a correr, o desemprego ou a insegurança, tudo isto vai fazendo com que o número de pessoas com perturbações vá aumentando”, explicou Luís Pedroso, presidente da União de Maximinos, Sé e Cividade.

O debate terá início às 18:00 de sábado, iniciando com uma Mesa de Abertura, em que fará parte Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, João Ferreira, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, Jorge Maia Gomes, administrador executivo do Hospital de Braga, Rita Tinoco Bobone, presidente da Associação “O Salto” e Ana Paula Silva, presidente do Rotary Club de Braga.

O programa vai incluir também Leituras Encenadas, realizadas pelo Grupo de Leitura da Associação “O Salto” e um jantar solidário nos Claustros do Auditório Vita, em que as receitas irão reverter para esta instituição. “No programa está também contemplada a participação do grupo de leitura do ‘O Salto’ que é uma das atividades que nós temos por excelência na nossa Instituição e tem sido uma atividade que tem sido altamente participada por todos. Esta funciona como com um meio de libertação e de afirmação daqueles que connosco convivem e de aumentar a sua auto-estima e da sua capacidade para enfrentar medos, numa afirmação de que, desde acompanhados, estas pessoas com problemas de saúde mental têm uma vida perfeitamente normal e que, mesmo tendo a doença, esta é tratada, acompanhada, vivida com naturalidade e normalidade”, referiu José Manuel Machado, da Direção da Associação de Apoio à Saúde Mental “O Salto”.

Joana Araújo, Técnica de Inclusão Social da Câmara Municipal de Braga, esclareceu que a realização do debate é uma “é uma das nossas missões, não só trabalhar com pessoas com deficiência e incapacidade, dando-lhes informação e encaminhamentos, mas também trabalhar, na sensibilização e neste combate ao estigma, que é um dos objetivos deste evento ao qual nos associamos”.

Rita Tinoco Bobone, marcou também presença na Conferência de Imprensa, onde explicou a importância da existência desta associação e da realização deste tipo de fóruns e que aguardam mudanças para que estes possam ser integrados nas unidades psíquicas.

Ana Paula Silva, referiu a importância da Rotary Club de Braga associar-se a esta iniciativa que irá juntar especialistas que poderão sensibilizar as pessoas e mostrar de que é possível que os cidadãos com este tipo de perturbação podem criar um projeto de vida autónomo.

Os interessados em participar neste debate, podem fazê-lo gratuitamente através do link: https://www.facebook.com/events/359586181572140/.

Para participarem no jantar solidário, este terá um custo de 22,50 euros, que irá reverter para a Associação. Mais informações em: https://www.facebook.com/events/2281162848616440/.

Braga recebe debate "Perturbações Psiquiátricas: Conhecer para Cuidar"

Associação de Apoio à Saúde Mental "O Salto" organiza debate sobre Perturbações Psiquiátricas no Auditório Vita.

Posted by Braga TV on Tuesday, May 28, 2019

Acerca Braga TV