Braga presta homenagem a Albano Belino
Terça-feira , Outubro 23 2018 Periodicidade Diária nº 1882
Principal / Cultura / Braga presta homenagem a Albano Belino

Braga presta homenagem a Albano Belino

O Município de Braga organiza esta sexta-feira, 28 de setembro, uma sessão de homenagem a Albano Belino, iniciativa realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património que este ano decorrem sob o mote ‘Partilhar Memórias’.

A iniciativa, que irá decorrer a partir das 21h30, no Museu D. Diogo de Sousa, conta com a reedição do seu legado historiográfico sobre Braga, cuja apresentação estará a cargo de António Amaro das Neves.

Albano Ribeiro Belino (1863-1906) é um dos nomes maiores na salvaguarda do património bracarense. Precursor das pesquisas sobre o legado de Bracara Augusta, devotou um conjunto significativo de estudos e publicações a Braga, tendo ainda reunido um valioso espólio arqueológico com a finalidade de criar um museu.

Desiludido com a falta de entusiasmo bracarense, acabou por deixar o seu legado à Sociedade Martins Sarmento. O Museu com que sonhara acabaria por nascer doze anos após a sua morte, embora só tenha realmente funcionado na contemporaneidade.

“Hoje, convictos da valia do seu contributo para a nossa memória coletiva, prestamos a melhor homenagem que Albano Belino desejaria: tornar novamente acessíveis as suas mais relevantes publicações sobre a cidade que tanto estimou”, refere a vereadora da Cultura, Lídia Dias, na nota de abertura do livro que será lançado esta sexta-feira.

A reedição das obras de Albano Belino, nas quais se contam, entre outras, a ‘Arqueologia Cristã’ ou ‘Inscripções e lettreiros da cidade de Braga e algumas freguezias ruraes’, contou com a especial colaboração da Biblioteca Pública de Braga.

Acerca Braga TV