Braga prepara Romaria em honra de São Vicente
Terça-feira , Janeiro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2344
Principal / Freguesias / Braga prepara Romaria em honra de São Vicente

Braga prepara Romaria em honra de São Vicente

A freguesia de São Vicente está a preparar a festa em honra do Santo Padreiro que decorre de 19 a 26 de janeiro. Organizado pela Irmandade de São Vicente e pela Fábrica da Igreja Paroquial, o ponto alto das festividades decorre no domingo, dia 26, às 15h30, com a realização da procissão. As celebrações encerram com a atuação da Rusga de São Vicente no terreiro da Igreja e com uma Eucaristia às 19h00.

Angelina Pinto, presidente da Irmandade de São Vicente, salientou que a festa em honra do Santo Mártir já se realiza há mais de três séculos nesta Igreja e que São Vicente ficou a ser o Padroeiro quando esta paróquia foi fundada. “São Vicente tornou-se padroeiro desta freguesia quando a Paróquia foi fundada e atualmente, com a realização da festa em sua honra, muitos fiéis e devotos vêm com os seus filhos para pedir proteção ao Santo contra as doenças das crianças”, referiu Angelina Pinto.

Rui Sousa, Pároco de São Vicente, explicou que a romagem ao Santo é realizada no dia 22 e no dia 26 de janeiro ao longo do dia, como uma forma de ajudar na aproximação dos cristãos com os Santos. “A romagem feita a São Vicente, quer no dia 22, quer no domingo seguinte, dia 26, durante todo o dia, é uma oportunidade de ajudarmos os cristãos a aprofundar o sentido da oração como uma relação pessoal com Deus que tem a intercessão dos Santos e, neste caso, de São Vicente”, disse o Pároco.

O Pároco falou ainda da importância da realização da Bênção da Fogueira dentro das festividades de São Vicente. “Pode parecer apenas uma tradição cultural, mas não o é. A Bênção da Fogueira remete-nos para o mistério Pascal, para o mistério da centralizado da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus na fé cristã. Vamos procurar valorizar isso precisamente nessa noite com um momento de oração, com a bênção do lume para fazer memória da vigília pascal, da noite em que Cristo passa da morte à vida e, por isso, é o centro que nós queremos viver como cristãos, devotos de São Vicente, mas também que partem sempre de Cristo”, concluiu Rui Sousa.

No programa das festas estará ainda integrado o tributo das crianças ao Santo Mártir, a aceitação de Novos Irmãos para a Irmandade, a Bênção da Fogueira, a tradicional romagem e a venda de Moletinhos e Licor Vicentino.

Programa da Festa da Solenidade do Mártir de São Vicente 2020:

Dia 19 de Janeiro (Domingo):

  • 10h00 – Tributo das crianças ao Mártir São Vicente na Eucaristia.
  • 12h00 – Eucaristia estatutária da Irmandade de São Vicente. Aceitação de novos Irmãos.

Dia 21 de Janeiro (Terça-Feira):

  • 15h30 – Tributo das crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz ao Mártir São Vicente.
  • 21h00 – Fogueira de São Vicente.

Dia 22 de Janeiro (Quarta-Feira):

  • Durante o Dia – Romagem a São Vicente.
  • 19h00 – Eucaristia da solenidade do Mártir São Vicente.

Dia 26 de Janeiro (Domingo):

  • Durante a manhã – 6ª Mostra/Venda de Moletinhos e Licor de São Vicente.
  • 15h00 – Repique festivo dos sinos da Igreja.
  • 15h30 – Saída da Procissão, onde no final segue as vésperas, a bênção e romeirinhos a dançar no adro pela Rusga de São Vicente.
  • 19h00 – Eucaristia de encerramento das comemorações a São Vicente.

Braga prepara Romaria em honra de São Vicente

Braga prepara-se para receber as festividades em honra do mártir São Vicente.

Posted by Braga TV on Wednesday, January 15, 2020

Acerca Braga TV