Sexta-feira , Dezembro 8 2017 Periodicidade Diária nº 1563
Principal / Eventos / ‘Braga para Todos’ e Bombeiros Voluntários promovem iniciativa de noções básicas de Primeiros Socorros

‘Braga para Todos’ e Bombeiros Voluntários promovem iniciativa de noções básicas de Primeiros Socorros

O movimento ‘Braga para Todos’ e os Bombeiros Voluntários de Braga vão organizar uma iniciativa de noções básicas de Primeiros Socorros, a acontecer no dia 3 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00, no Salão Nobre das instalações do quartel, no Largo Paulo Orósio, em Braga.

A ação de sensibilização será conduzida por formadores que integram a corporação. Para o ‘Braga para Todos’, “esta será uma forma de transmitir conhecimentos de como devemos agir em várias situações onde há um acidentado, sem comprometer a sua segurança até à chegada de profissionais. Está prevista a abordagem de como se deve fazer uma chamada de pedido de ajuda para o 112, quais os dados a transmitir, noções de socorrismo, como  agir em situações de trauma, intoxicações e suporte básico de vida. A iniciativa conta, ainda, com a parte prática e simulações”, explica o movimento.

O movimento convida toda a comunidade bracarense a inscrever-se até atingir os lugares disponíveis no auditório. A entrada é livre mas o movimento lança o convite para os bracarenses se tornarem sócios desta corporativa que é “essencial em momentos cruciais”. “Quem já é sócio pode fazer uma contribuição
diretamente aos bombeiros no dia”, acrescenta o ‘Braga para Todos’.

Segundo o movimento cívico esta iniciativa é “de grande utilidade” e pode ajudar as pessoas a agirem perante situações que ninguém está impune e, apesar da iniciativa não ser certificada nem exaustiva, será uma “mais-valia” para os presentes. A par disso, o ‘Braga para Todos’ refere que é uma atitude “muito nobre” os Bombeiros Voluntários de Braga juntarem-se a esta iniciativa. “Para nós é uma honra ter como parceiros os Bombeiros Voluntários de Braga, os quais já tivemos anteriormente a oportunidade de reunir e é notório o trabalho louvável que prestam à comunidade e ter a oportunidade de aprender algo com eles é sempre positivo”, frisa o movimento.

O ‘Braga para Todos’ alerta, ainda, para a necessidade de ajudar os Bombeiros Voluntários de Braga através da forma mais simples, tornando-se sócio, que corresponde a um 1 euros por mês, e não ajudar quando o tema é “mediatizado”. “Neste momento, face ao ano terrível que tivemos de incêndios onde Braga foi fortemente afetada e ainda sofrerá as consequências quer a nível da qualidade do ar, quer a nível do deslizamento de terras e outros fatores, há uma certa adesão a eventos que ajudam os Bombeiros e isso é óptimo. Contudo, alertamos que a ajuda não pode ser sazonal em momentos de aflição ou de consciência pesada. É preciso sermos conscientes que estas corporações têm grandes dificuldades económicas traduzidas na limitação de equipamentos e que a Câmara deve e pode ajudar mais. Os cidadãos têm de exigir isso do atual presidente da Câmara, que não pode pôr as contas da
Autarquia acima da segurança dos bracarenses. O que aconteceu no dia 15 de outubro foi uma lição que Ricardo Rio não aprendeu mas é nosso dever como cidadãos exigir mais e isso traduz-se na compra de equipamentos que podem fazer a diferença”, conclui o ‘Braga para Todos’.

Para a iniciativa há até ao momento cerca de 40 inscrições, mas ainda é possível comparecer. Para tal é necessário enviar email para bragaparatodos@gmail.com.

Acerca Braga TV