“Braga para Todos” defende colocação de comedouros para animais de rua na cidade
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Notícias / “Braga para Todos” defende colocação de comedouros para animais de rua na cidade

“Braga para Todos” defende colocação de comedouros para animais de rua na cidade

O movimento político “Braga para Todos”, que tem defendido políticas animais na cidade, quer que Ricardo Rio  instale comedouros nos locais onde estão sinalizadas colónias. O movimento pretende que os animais tenham um local abrigado para comer, principalmente no inverno, onde também seja possível os ativistas alimentarem os animais sem deixarem a via pública suja, como até então acontece. A par desta nova medida, o movimento, que impulsionou o avanço do CED (captura-esterilização-devolução), quer saber o ponto de situação e quantos animais já foram esterilizados.

De acordo com Elda Fernandes, membro do movimento, adotar estas medidas mostrará que Braga é um exemplo a seguir. “Já elogiámos publicamente o presidente da Câmara e não temos qualquer problema em voltar fazê-lo se o edil cumprir a lei referente aos animais. Braga é, sem dúvida, uma cidade muito mais amiga dos animais do que era antes das nossas lutas e isso é uma realidade incontestável. No entanto, só conseguimos porque houve sensibilidade e vontade política e, neste aspeto, Ricardo Rio, do qual discordamos muitas vezes, merece os parabéns porque os nossos animais saem esterilizados e vacinados do Canil. Temos um programa CED com uma verba que é das mais altas a nível nacional e uma ambulância para socorrer animais acidentados, mas achamos que falta mostrar este cuidado para com os animais de rua porque as colónias, legalmente, só podem ser alimentadas pelas associações e a ração seca é colocada no chão ou em utensílios de cozinha, o que não transparece uma cidade limpa e amiga dos animais. Por isso, queremos um regulamento que permita que os ativistas alimentem os animais de rua de forma até ajudar as associações de forma legal e também que existam pequenos comedouros com proteção da chuva para colocar a comida e evitar o chão sujo, face aos restos de comida humana colocados indevidamente, e também ração com água, que fica uma papa e suja os passeios”, explicou Elda Fernandes.

A membro acredita que estas duas medidas serão uma “mais-valia” às políticas implementadas no último ano, todas fomentadas pelo movimento  e complementarão o bom trabalho de Ricardo Rio.

O “Braga para Todos” deixa, ainda, o repto ao presidente para que as colónias de centro, que estão descontroladas e com novas ninhadas, sejam colocadas como prioritárias. “As associações que estão com o projeto têm um trabalho muito meritório e difícil. Devemos estar muito gratos pelo que fazem pelos nossos animais porque não é fácil, mas achamos que não chega. As associações são constituídas por voluntários, pessoas que têm um emprego e não podem estar em full-time a tratar dos animais, por isso pedimos novamente a Ricardo Rio que coloque um funcionário camarário para ajudar no CED e para agir junto com as associações porque o que se investe hoje terá efeitos no bem-estar animal com resultados positivos no futuro”, concluiu Elda Fernandes.

Acerca Braga TV