Quinta-feira , Novembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1534
Principal / Eventos / ‘Braga Para Todos’ assinala Dia Internacional do Veganismo com debate aberto ao público

‘Braga Para Todos’ assinala Dia Internacional do Veganismo com debate aberto ao público

O movimento cívico ‘Braga Para Todos assinala o Dia Internacional do Veganismo, que se realiza a 1 de novembro, com um debate aberto ao público, entre as 16h00 e as 19h00, na Junta de Freguesia de S. Vicente. Neste debate, que será de entrada livre, serão abordadas três experiências sobre como é ser vegano em Portugal, mitos sobre a saúde e ainda o veganismo para praticantes de fitness, na voz de Andréa Deía, vegana há sete anos, da médica Débora Stolnik e do youtuber e pratiante de bodybuilder, Rafael Pinto.

‘Braga para Todos pretende “apresentar aos bracarenses como é possível ser vegan, saudável, ter boa condição física e, acima de tudo,  de uma forma simples e económica evitar a contínua exploração de animais para consumo, aliado ao sofrimento extremo e condições sem qualquer dignidade para a vida destes”. O grupo, constituído por vários veganos e vegetarianos, pretende sensibilizar a sociedade. “Neste preciso momento há milhares de animais a serem sacrificados em todo o mundo das mais diversas formas. Uns nunca chegam a ver a luz do dia, outros são mortos à nascença porque nascem machos e não dão ovos e muitos passam dias amontados em camiões até encontrarem a morte. Isto é o resultado das nossas opções e da sociedade que construímos. Comer é um acto político e devemos refletir se é este mundo que queremos para todos. O nosso objetivo é sensibilizar os problemas ambientais provocados por esta indústria e apresentar uma opção que defenda a justiça, fomente o princípio da não-violência e trabalhe para a paz entre todos”, frisam os membros do movimento.

O veganismo é um estilo de vida que ultrapassa a alimentação e consiste em não usar nada que contenha origem animal,  desde produtos de cosmética a simples detergentes para o chão, que na maioria são testados em animais, a par com os medicamentos que contêm lactose. “Estamos abertos à comunidade e dispostos a apresentar opções benéficas para todos, se isso se traduzir na redução do consumo de carne e no fornecimento de dados para cada um tirar as suas conclusões, para nós já é um passo em frente”, ressalvam.

O ‘Braga Para Todos’ lançou, também, o desafio ao presidente da Câmara Municipal de Braga e ao vereador do Ambiente para que Braga siga o exemplo de outras cidades e realize um festival vegano fomentando a venda dos produtos locais oriundos de agricultores de freguesias circundantes. “Braga tem imensas feiras e festivais  mas está a deixar passar uma oportunidade de atrair visitantes e de apresentar uma maior panóplia de atividades a pensar em todos. Temos no nosso grupo de trabalho pessoas que comem carne e não têm problemas em comer um prato vegano onde a recetividade é muito positiva. Ao fazer esta iniciativa não é para atrair um nicho de mercado pequeno na cidade mas inovar de forma sustentável, usando recursos oriundos dos agricultores locais que, a par do festival, podem vender produtos extraídos das suas terras”, acrescentam.

A entrada para o debate é gratuita mas carece de confirmação via email para bragaparatodos@gmail.com ou através de mensagem privada para a página do movimento no Facebook.

Acerca Braga TV