Braga mostra devoção e fé na Procissão ‘Ecce Homo’
Terça-feira , Agosto 20 2019 Periodicidade Diária nº 2183
Principal / Cultura / Braga mostra devoção e fé na Procissão ‘Ecce Homo’

Braga mostra devoção e fé na Procissão ‘Ecce Homo’

Milhares de pessoas estiveram presente, esta quinta-feira à noite, nas principais ruas do Centro Histórico de Braga, para assistir à procissão ‘Ecce Homo’. A procissão abriu com os  Farricocos e Fogaréus que deram início ao cortejo religioso, organizado pela Santa Casa da Misericórdia.

Para além das muitas figuras alegóricas da Ceia e do julgamento de Jesus Cristo, são incorporados, na procissão, quadros alusivos à história e à vivência das 14 obras da Misericórdia. Os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de vários pontos do país compõem também o cortejo, vestidos com uma opa negra, segurando uma tocha acesa.

O único andor da procissão é do ‘Ecce Homo’, em latim ‘Eis o Homem!’, quando foi entregue a Pilatos há mais de 2000 anos, conhecido também como o ‘Senhor da Cana Verde’. No fim da procissão, o Prelado leva a relíquia da verdadeira Cruz, onde Jesus Cristo foi crucificado.

Esta tradição antiga da cidade de Braga teve origem entre os finais do século XVI e princípios do século XVII, onde os Farricocos e Fogaréus, durante a quaresma, chamavam os pecadores à rua para a penitência, onde estes eram perdoados e reintegrados na Igreja, na Quinta-feira Santa. O simbolismo e o significado desta procissão é a misericórdia, a indolência e o reconhecimento que se passou com Jesus na quinta-feira à noite antes da sua crucificação.

Acerca Braga TV