Braga Mais comemora 7.º aniversário com objetivos renovados
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Notícias / Braga Mais comemora 7.º aniversário com objetivos renovados

Braga Mais comemora 7.º aniversário com objetivos renovados

A associação Braga Mais assinala esta segunda-feira, 21 de outubro, o seu 7.º aniversário de existência, recordando o dia em que solenemente foi lançado este projeto de cidadania na Torre de Menagem.

Tendo em vista assinalar devidamente este marco na vida da associação, vai ser inaugurada uma exposição intitulada “Sete anos Braga Mais” na sede da Junta de Freguesia de S. Victor, em sessão agendada para a próxima sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18h00.

Esta mostra irá estar patente até 12 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. O programa de comemorações integra ainda um jantar-convívio, embora a participação esteja reservada aos associados da Braga Mais.

As comemorações desta efeméride coincidem com um processo de mudança na associação, que viu renovados os seus órgãos sociais e retoma as suas atividades depois de algum tempo com a ação mais limitada.

Recorde-se que a Braga Mais foi fundada em 2012 com o intuito de valorizar o património, despoletando uma mentalidade crescente de responsabilização dos bracarenses pelos testemunhos da sua memória enquanto comunidade. Neste momento, tem cerca de 120 associados, estando formalmente sediada na Junta de Freguesia de São Lázaro.

Mudanças e alguns retornos nos Órgãos Sociais

Na Assembleia Geral realizada no passado dia 29 de julho, Rui Ferreira reassumiu a presidência da Direção da Braga Mais, regressando, assim, ao cargo que assumiu desde a fundação da associação em 2012 até novembro de 2016. Fernando Mendes é o vice-presidente, Isabel Caldeira a tesoureira, Ana Amorim a secretária e Diogo Vieira é vogal. De regresso aos órgãos sociais está também Ricardo Silva, fundador da associação, que reassume a Mesa da Assembleia Geral, sendo secundado por Luciano Duarte, o presidente da direção cessante, e Epifânia Oliveira. No Conselho Fiscal regista-se a continuidade de Teresa Araújo, juntamente com Carlos Lima e Jorge Prata.

O objetivo do novo elenco diretivo é estabilizar a atividade da associação depois de um ano de menor dinamismo, retomando as iniciativas de maior participação e atualizando a lista de associados. Para o segundo ano do mandato está reservada uma atualização da missão e do plano de atividades, tendo em vista uma maior participação dos associados na vida da Braga Mais.

Regresso da “Braga Assombrada” e do ciclo “Memórias de Braga”

O plano de atividades para o ciclo 2019-2020 conta, desde logo, com o regresso da iniciativa “Braga Assombrada”, depois de um ano de interregno. Esta que é uma das ações mais participadas da associação vai ser realizada, como vem sendo habitual, em parceria com a JovemCoop e vai decorrer no Museu dos Biscainhos na noite de 31 de outubro.

Além da “Braga Assombrada”, a associação tem previsto realizar no próximo mês de dezembro um percurso pelo património de cariz solidário, que vai dar a conhecer algumas obras de André Soares, cujo 250.º aniversário da morte se assinala a 26 de novembro deste ano. Prevista está também uma visita à Fábrica de Ruães, em Mire de Tibães.

No que respeita ao ciclo “Memórias de Braga” está agendada a realização de uma sessão sobre a atividade da cestaria e outra sobre as livrarias e livreiros bracarenses. A participação nas campanhas do Banco Alimentar e um colóquio sobre cidadania também estão em agenda. O passeio convívio habitualmente realizado em maio propõe, este ano, uma visita à Rota do Românico.

Além do plano de ações, a Braga Mais continua em busca de um local para instalar uma biblioteca, que já conta com cerca de dois milhares de títulos recolhidos.

Acerca Braga TV