Braga lança dispositivo turístico para pessoas com necessidades específicas
Domingo , Abril 21 2019 Periodicidade Diária nº 2062
Principal / Freguesias / Braga lança dispositivo turístico para pessoas com necessidades específicas

Braga lança dispositivo turístico para pessoas com necessidades específicas

Foi lançado, esta quarta-feira, em Braga, o projeto “Go More”, uma solução tecnológica adaptada para pessoas com necessidades específicas, de modo a usufruírem de informação de 25 pontos de interesse turístico-cultural da cidade de Braga. Promovido pela União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, com o apoio do Município de Braga, o Go More foi desenvolvido pela ADOC e a Pixelmuries, tendo sido co-financiado pelo Turismo de Portugal.

O “Go More” providencia um dispositivo portátil, o “SWIP”, que irá ajudar o visitante portador de deficiência a percorrer os vários pontos turísticos de Braga. O “SWIP” está adaptado para portadores de deficiência visual, auditiva, intelectual e motora, através de conteúdo visual (legenda) e auditivo, estando disponível em português, inglês e espanhol. Este dispositivo pode ser levantado gratuitamente no Posto de Turismo de Braga.

Para Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, este projeto foi uma “excelente aposta”, uma vez que o turismo em Braga está a aumentar e era uma prioridade apostar no Turismo Inclusivo. “Confirma-se que foi uma excelente aposta porque quando avançámos há um ano com este projeto, Braga ainda não era o segundo melhor destino europeu. Braga está na moda e como destino turístico não pode ser só para as pessoas normais, pois também temos que ter a preocupação de dar as condições com a pessoas com algum tipo de deficiência, as condições necessárias para poderem desfrutar da nossa cidade”, disse o presidente.

Nas palavras de Altino Bessa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, “este projeto, se já tivesse sido implementado há mais tempo, provavelmente hoje não seríamos o segundo melhor destino turístico da Europa, mas seríamos o primeiro. É pena que a votação não se tivesse realizado daqui a quatro ou cinco meses, quando este projeto já tivesse com implementação concreta e já com visibilidade pública. Estou certo que vai ter grande visibilidade, uma vez que é um projeto que se direciona a todos, verdadeiramente inclusivo, de atração turística, não só para os residentes, mas também para aqueles que nos visitam”.

Pedro Santos, da empresa Pixelmuries, explicou que o “SWIP” é um dispositivo móvel que permite ao turista ou ao cidadão com necessidades específicas experenciar a cidade de uma forma mais independente. “No desenho e conceção do equipamento, foi  dada especial atenção à facilidade de utilização e aos botões físicos, que é importante para algumas pessoas. O dispositivo pode ser usado sem qualquer interação por parte dos utilizadores de forma automática, ou seja, o utilizador usa o equipamento, passeia pela cidade e o dispositivo conta a sua história, tanto no interior como dentro dos edifícios, tornando o dispositivo completamente independente de internet, telemóvel e gps. Além da vertente turística informativa, o dispositivo avisa quando a pessoa passa por uma paragem de autocarro ou semáforo”, esclareceu Pedro Santos.

Braga lança dispositivo turístico para pessoas com necessidades específicas

UF de Maximinos, Sé e Cividade apresentou projeto que vai permitir circuito turístico em Braga para pessoas com necessidades específicas.

Posted by Braga TV on Wednesday, February 13, 2019

Acerca Braga TV