Braga expõe políticas de segurança urbana no Fórum Internacional de Veneza
Segunda-feira , Novembro 18 2019 Periodicidade Diária nº 2273
Principal / Notícias / Braga expõe políticas de segurança urbana no Fórum Internacional de Veneza

Braga expõe políticas de segurança urbana no Fórum Internacional de Veneza

A cidade de Braga foi mais uma vez convidada para participar na quarta edição do Fórum Internacional de Veneza, organizada pela histórica cidade italiana. Sob o mote da segurança urbana, o vereador Miguel Bandeira representou Braga numa intervenção sobre as políticas de segurança do Município.

Miguel Bandeira manifestou a sua satisfação “pelo convite da cidade de Veneza, pois é o reconhecimento internacional do trabalho que tem sido efetuado por Braga e que é cada vez mais uma cidade que faz parte dos grandes palcos de debate na Europa”. “Nos últimos anos tem sido normal Braga receber convites para mostrar o que tem sido feito nas mais diversas áreas, o que nos deixa muito satisfeitos”, explica Miguel Bandeira. O vereador considerou que, apesar de Portugal ser um dos países mais seguros do mundo, o terceiro segundo Índice Global de Paz de 2019, “Braga tem muita coisa a partilhar neste sentido e que ultrapassa em muito as políticas securitárias, pois é fundamental apostar em políticas de prevenção e segurança dos cidadãos”.

Na sua intervenção, Miguel Bandeira referiu que para Braga ser uma cidade segura “contribui também o esforço para envolver os cidadãos e de todas as políticas de prevenção, como é o caso no investimento em políticas sociais, na proteção do meio ambiente ou na integração das camadas sociais de risco. Este tipo de políticas significam redução de violência e do crime na nossa cidade”.

O vereador da Câmara Municipal de Braga abordou ainda os outros riscos para a segurança urbana, nomeadamente os incêndios ou os acidentes rodoviários, fazendo uma abordagem global das políticas de proteção civil e de segurança rodoviária, como é o caso das intervenções em curso na área da mobilidade.

O presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, agradeceu aos autarcas presentes pelas suas diferentes visões apresentadas e que enriqueceram este fórum, que começa a ganhar relevância internacional pela sua abrangência de temas e de cidades.

O fórum, que decorreu no dia 2 de setembro no Palácio Ducal de Veneza, contou ainda com as participações de representantes 14 cidades de todo o mundo, como Nova Iorque, Moscovo, Linz, Lisboa, Mónaco, Bilbao ou Praga.

Acerca Braga TV