Braga está na vanguarda do Turismo Inclusivo
Domingo , Agosto 18 2019 Periodicidade Diária nº 2181
Principal / Freguesias / Braga está na vanguarda do Turismo Inclusivo

Braga está na vanguarda do Turismo Inclusivo

A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, a ADOC e a Pixelmuries entregaram, na manhã desta quinta-feira, no Posto de Turismo de Braga, 15 dispositivos portáteis adaptados para pessoas com necessidades específicas. O dispositivo “SWIP” foi criado para ajudar os turistas a percorrerem 25 pontos de interesse turístico-cultural da cidade, sendo esta uma solução tecnológica pioneira em Portugal.

Os dispositivos foram testados no domingo, durante a Via Sacra de Maximinos, tendo sido hoje entregues oficialmente no Posto de Turismo. “Estamos a concluir a última etapa daquilo que nos propusemos no lançamento deste  projeto, que já vai há um ano e meio. Uma vez que Braga está na moda, acertamos em cheio em avançar com este projeto, porque Braga é uma cidade para todos, daí o lançamento desta candidatura. Já testámos os SWIPS no passado domingo, na Via Sacra de Maximinos, correu tudo bem e estamos aqui hoje a concluir a nossa promessa, que é entregar estes equipamentos para serem já utilizados na Semana Santa. É o contributo da nossa União de Freguesias para a cidade de Braga”, disse Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Este projeto contou com a colaboração da ADOC – Associação de Ocupação Constante, que adaptou os conteúdos para o SWIP. “A ADOC tratou de adaptar os conteúdos para este equipamento. Recebemos os conteúdos do Posto de Turismo de Braga e, posteriormente, fizemos a adaptação dos mesmos para pessoas com necessidades específicas na área visual, auditiva, intelectual e motora. Já o desenvolvimento do equipamento esteve a cargo da Pixelmuries, que é o nosso parceiro neste consórcio”, referiu Raquel Macedo, coordenadora de projetos da ADOC, que acrescentou que este lançamento é um passo “gigante” para a associação e para a cidade de Braga. “Estamos a trabalhar na área da mobilidade reduzida desde 2008, e é para a cidade de Braga um passo gigante, porque estes equipamentos estão adaptados para que as pessoas com necessidades específicas possam visitar a cidade de Braga. Depois cabe a elas se querem ser acompanhadas por um guia ou se preferem andar sozinhas, visto este ser um  equipamento que a ajuda a visitar a cidade”, rematou.

Altino Bessa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, salientou que este lançamento é uma aposta ganha para a cidade de Braga. “Temos vindo a apoiar a divulgação do turismo com várias iniciativas e tem dado bons resultados, porque cada vez mais temos um aumento significativo de turistas. A Semana Santa é prova disso, pois a hotelaria está lotada, temos milhares de pessoas na cidade e não tínhamos esta resposta. Em boa hora, a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, juntamente com a ADOC e a Pixelmuries, nos apresentaram este projeto, que foi aprovado pelo Turismo de Portugal, e que agora vão disponibilizar este equipamento para tornar a cidade de Braga ainda mais inclusiva. Braga é uma cidade que está de portas abertas para receber todos e o SWIP vai permitir acolher essas pessoas para visitarem a cidade”, salientou Altino Bessa.

Já Pedro Santos, da empresa Pixelmuries, esclareceu que “o SWIP foi desenvolvido para pessoas com necessidades específicas para poderem visitar os pontos turísticos de Braga de uma forma independente de telemóveis ou sinais GPS. Foi também desenhado para ter botões físicos para qualquer pessoa poder utilizar. É um dispositivo também para os restantes cidadãos, desenhado para todos e, sendo Braga uma cidade tecnológica e turística, parece-me ser o produto ideal para os cidadãos”.

O SWIP está disponível gratuitamente a partir de hoje no Posto de Turismo, estando adaptado através de conteúdo visual e auditivo, assim como em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Os 25 pontos de interesse turístico-cultural da cidade integrados no SWIP são: Igreja do Pópulo, Palácio dos Biscainhos, Arco da Porta Nova, Praça do Município, Jardim de Santa Bárbara, Largo do Paço, Sé Catedral, Igreja de São Tiago, Igreja de São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora da Torre, Capela de S. Bentinho, Igreja do Hospital de S. Marcos, Palácio do Raio, Igreja de Santa Cruz, Casa dos Crivos, Posto de Turismo, Igreja dos Congregados,Arcada, Termas Romanas do Alto da Cividade, Fonte do Ídolo, Rua da Violinha, Santuário do Bom Jesus do Monte, Basílica do Sameiro, Domus da Escola Velha da Sé e Capela /Largo do São João da Ponte.

Braga está na vanguarda do Turismo Inclusivo

Braga tem dispositivo turístico pioneiro em Portugal para pessoas com necessidades específicas.

Posted by Braga TV on Thursday, April 18, 2019

Acerca Braga TV