Braga é reconhecida como destino de excelência durante a Semana Santa
Segunda-feira , Abril 22 2019 Periodicidade Diária nº 2063
Principal / Cultura / Braga é reconhecida como destino de excelência durante a Semana Santa

Braga é reconhecida como destino de excelência durante a Semana Santa

A cidade de Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a da Semana Santa, que se realiza de 12 a 21 de abril. Considerada a mais vistosa e famosa de todas em Portugal, a Semana Santa de Braga traz, anualmente, milhares de pessoas para viverem este momento único repleto de tradições seculares.

O programa e o cartaz foram apresentados esta manhã em conferência de imprensa, que contou com a presença do Cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Luís Rufo, provedor da Irmandade de Santa Cruz, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Luís Pedro Martins, presidente da entidade regional de turismo Porto e Norte de Portugal, e Domingos Barbosa, presidente da Associação Comercial de Braga.

Nas palavras do Cónego Avelino Amorim, “a Quaresma e a Páscoa são vividas, desde tempos imemoriais, com uma intensidade e espiritualidade ímpares na cidade de Braga. E eis-nos, de novo, quase chegados à celebração do mistério fundante da fé cristã, a ressurreição de Jesus. Desde setembro último, a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga tem vindo a preparar um programa que procura oferecer um vasto leque de outros eventos culturais e sociais que predispõem e introduzem profundamente no mistério celebrado”.

A envolvência da comunidade local tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. “Queremos chegar às gerações mais jovens, tornando-os parte integrante das nossas iniciativas, para que possam assumir como protagonistas o legado histórico que a eles caberá dar continuidade”, acrescentou.

Ainda relacionado com a envolvência da comunidade e as suas tradições, a Comissão decidiu qualificar a presença das rebuçadeiras e a venda dos “rebuçados do Senhor”. “Temos notado que é uma tradição que tem vindo a decair mas que a Comissão quer contrariar, fomentando condições para que as existentes possam continuar a sua atividade e até, quem sabe, atrair outras no futuro”, concluiu.

O programa completo da Semana Santa de Braga pode ser consultado em: https://bit.ly/2DyU3DQ.

Acerca Braga TV