Sexta-feira , Dezembro 8 2017 Periodicidade Diária nº 1563
Principal / Cultura / Braga é palco do melhor Natal do país

Braga é palco do melhor Natal do país

De 9 a 31 de dezembro, a magia e o espírito de Natal vão invadir as ruas da cidade, proporcionando aos bracarenses e visitantes o melhor das tradições natalícias.

A cidade fica de “porta aberta” a dezenas de concertos e espetáculos de rua, concursos e exposições, cinema, oficinas criativas, fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma Tenda de Natal e onde decorrerão inúmeros espetáculos de dança, música e teatro.

Além da Parada de Natal, que este ano acontece no dia 10 de dezembro, com mais de 600 personagens do imaginário infantil, destaca-se no dia 16 o evento ‘Natal na Rua’ com 15 horas de programação cultural que terminam num grande encontro à volta da tradicional Fogueira de Natal e do Bolo-Rei Gigante, no Largo do Pópulo.

Para Ricardo Rio, durante todo o mês de dezembro “Braga é palco do melhor Natal de Portugal, com uma programação muito ambiciosa e diversificada que vai ao encontro de todos os públicos”. “Quem se deslocar a Braga neste período vai certamente viver uma experiência única, divertir-se com a família ou amigos e usufruir de múltiplas atividades, ao mesmo tempo que aqui realizam as suas compras, contribuindo para a dinamização do comércio tradicional”, afirmou o autarca bracarense.

Por seu turno, Lídia Dias, vereadora da Cultura, salientou que o Natal é “um dos momentos mais ricos e importantes” que Braga tem ao longo do ano. “Serão dias mágicos em que transformamos Braga em cidade de Natal, com um ambiente festivo e espirito de comunidade trabalhado ao mais ínfimo pormenor por todos os que se associam a este grande evento”, referiu a vereadora, destacando a colaboração de dezenas de entidades e associações do concelho.

Já Rui Marques, diretor-geral da Associação Comercial de Braga, congratulou-se com a aposta do Município em celebrar o Natal nas ruas do Centro Histórico, fazendo de Braga o “principal destino de compras nesta época festiva”. Segundo aquele responsável, as estimativas apontam para a presença de cerca de dois milhões de consumidores e para um volume de negócio de mais de 150 milhões euros durante este mês festivo.

Evento com propostas para todos os públicos

As propostas para estes dias são diversificadas e orientadas para diferentes públicos. Personagens do imaginário natalício vão percorrer as ruas do Centro Histórico e interagir com miúdos e graúdos em ambiente de grande diversão. Um dos principais atrativos para as crianças é a Tenda de Natal, situada na Avenida Central e onde decorrerão espetáculos de dança e teatro.

Da programação destaca-se a Parada de Natal, no dia 10 de dezembro, às 15h00, com início na Avenida Central. Este desfile de criatividade e magia conta com centenas de participantes, animadores e grupos de dança que encarnam personagens do imaginário natalício e percorrem o Centro Histórico.

No dia 16 de dezembro (sábado) assinala-se o ‘Natal na Rua’, com um vasto conjunto de atividades marcadas durante todo o dia, esperando-se grande afluência de pessoas nas ruas. Para a noite de 22 de dezembro, na Sé Catedral, está reservado um Concerto de Natal, com a Orquestra Barroca e Cora da Casa da Música, que será ser oferecido a todos os bracarenses.

Do programa também faz parte a Corrida de S. Silvestre, que terá lugar no dia 17 de dezembro, pelas 19h00, e que compreende um percurso de 10km que atravessa as principais artérias do centro de Braga.
A este programa junta-se o maior Presépio Vivo da Europa, que se realiza na freguesia de Priscos entre os dias 16 de dezembro e 21 de janeiro.

Braga volta também a fazer a Passagem de Ano nas ruas, numa festa intensa onde não vai faltar a música e o fogo de artifício. A partir das 21h30, no palco instalado na Avenida Central, haverá um grande concerto de Miguel Gameiro e animação até às 02h30, com o DJ Wilson Honrado (Comercial), e os ‘Meninos do Rio’. A festa continua a 1 de janeiro, a partir das 15h00, com animação musical a cargo de Bruno Almeida, Patrícia Palhares, Chico Malheiro e Amigos.

Acerca Braga TV