Braga cresceu 19% nas exportações
Terça-feira , Setembro 17 2019 Periodicidade Diária nº 2211
Principal / Notícias / Braga cresceu 19% nas exportações

Braga cresceu 19% nas exportações

Em três anos de atividade, a InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica acompanhou cerca de 548 milhões de euros em mais de 300 projetos de investimento. Também durante este período, Braga registou um crescimento de 1% acima do PIB da Península Ibérica, criou mais de cinco mil postos de trabalho e, só no ano passado, cresceu 19% nas exportações, o que representa um valor de cerca de 176 milhões de euros, apresentando-se como o concelho do país que mais cresceu neste capítulo. Os números foram avançados hoje pelo Conselho Estratégico da InvestBraga, que reuniu no âmbito da 2.ª edição da Semana da Economia.

Para Ricardo Rio, estes são números ‘francamente positivos’, seja em termos de captação de investimento e de criação de postos de trabalho, seja na criação de novas empresas e de exportações. “Braga tem estado a crescer e isso é fruto do trabalho das empresas e da colaboração entre todas estas instituições que integram este Conselho Estratégico”, referiu o autarca.

Na ocasião, Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, adiantou ainda que o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga (2014-2026) será alvo de uma revisão até ao final do presente ano.

“Cerca de 20 por cento das acções que integram o Plano Estratégico estão concluídas e 53 por cento em fase de execução, o que é para nós um bom sinal. Até ao final do ano vamos apresentar uma revisão do Plano Estratégico e ponderar a introdução de algumas novas iniciativas”, sustentou o presidente da InvestBraga neste primeiro dia da Semana da Economia ficou ainda marcado pela Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga.

A Semana da Economia, que se prolonga até dia 26 de maio, envolve o tecido empresarial e industrial de Braga, startups e várias entidades parceiras, com o objectivo de mostra do potencial económico da cidade, assim como dos atrativos da região para a captação de investimento.

Com a maioria das atividades abertas à comunidade, a Semana da Economia apresenta um programa diversificado, integrando talks com startups e empreendedores de sucesso, vários Open Days em empresas de referência na região, com o objectivo de dar a conhecer os bons exemplos empresariais do concelho.

Os dois pontos altos do programa são o Fórum Económico, que se realiza no Theatro Circo, no dia 24, a partir das 14h30, e o evento Software de Braga para o Mundo, no dia 25, também às 14h30, no Auditório B1, da Universidade do Minho.

Durante esta semana serão ainda lançadas as segundas edições dos programas ‘Qualifica IT’ e ‘Escola de CEO’s’. O programa da Semana da Economia pode ser consultado em www.investbraga.com.

Acerca Braga TV