Braga conta com mais dois Espaços Cidadão
Quinta-feira , Julho 18 2019 Periodicidade Diária nº 2150
Principal / Freguesias / Braga conta com mais dois Espaços Cidadão

Braga conta com mais dois Espaços Cidadão

Ricardo Rio inaugurou, esta quinta-feira, dois novos ‘Espaços Cidadão’ na freguesia de Adaúfe e na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. A abertura destes novos espaços consolida a estratégia seguida pelo Município de facilitar o acesso da população a um leque muito vasto de serviços da Administração Central e Local.

Para Ricardo Rio, “a melhoria da qualidade da prestação de serviços públicos passa por proporcionar à população um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo”. “O Executivo Municipal definiu como prioritário facilitar o acesso da população, no conjunto do concelho, aos serviços públicos, evitando que os habitantes de zonas mais periféricas tenham de se deslocar ao centro para usufruir de serviços nacionais ou municipais. A abertura destes interfaces descentralizados é um passo enorme nesse sentido”, referiu o edil durante a cerimónia de inauguração destes espaços.

Segundo o autarca, os ‘Espaços do Cidadão’ têm tido uma grande procura por parte da população, com Tadim a registar uma média de cem atendimentos por mês e com Sequeira a duplicar este número.

O concelho de Braga dispõe agora de quatro ‘Espaços do Cidadão’ instalados em Tadim, Sequeira, Adaúfe e Real, estando já agendada para a próxima semana a inauguração do ‘Espaço do Cidadão’ de Sobreposta. Já o ‘Espaço do Cidadão’ de Figueiredo entrará em funcionamento até ao final do mês.

O ‘Espaço Cidadão’ é um posto único de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num só balcão, privilegiando o atendimento digital assistido. Ali são disponibilizados mais de 170 serviços, sendo possível tratar a Carta de Condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão do Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros.

Recorde-se que este é um projeto nacional encetado pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) e que foi alargado pela Autarquia, tornando os ‘Espaços do Cidadão’ num interface que faz também a ligação à Câmara Municipal de Braga e às empresas municipais. A AMA fornece o mobiliário e equipamentos informáticos, enquanto os recursos humanos e obras de adaptação necessárias são assumidas pelo Município.

O ‘espaço do Cidadão’ de Adaúfe funciona às terças e às quintas-feiras, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Já o ‘Espaço Cidadão’ de Real, Dume e Semelhe está aberto às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Acerca Braga TV