Braga avança com projeto-piloto na área do Teatro
Quarta-feira , Outubro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2247
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Braga avança com projeto-piloto na área do Teatro

O Município de Braga está a desenvolver neste ano letivo um Curso Básico de Teatro. Trata-se de um projeto-piloto pensado para o sistema de ensino em Portugal e que se destina aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Ensino Básico.

Com esta iniciativa pretende proporcionar aos alunos uma experiência pedagógica na área do teatro, facultar-lhes os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da sua expressão artística.

Neste primeiro ano de implementação, o projeto conta com a participação de 72 alunos dos Agrupamentos de Escolas André Soares e Alberto Sampaio, funcionando em regime livre nas escolas EB 2,3 André Soares, EB1 S. Lázaro, EB1 de Nogueira e EB1 de Lomar.

A vereadora da Educação, Lídia Dias, assistiu esta quarta-feira, a uma aula de teatro na EB 2,3 André Sores, onde constatou o entusiasmo com que o projeto foi recebido pela comunidade educativa. “Queremos que os alunos que frequentem o Curso Básico de Teatro tenham oportunidade de aprofundar matérias, conteúdos e competências, elevando a qualidade do seu desempenho, aumentando as competências sociais e a descoberta de novas aptidões”, referiu Lídia Dias durante a visita.

De referir que o plano de estudos apresenta conteúdos programáticos das diferentes áreas disciplinares do Ensino Regular interligadas com as temáticas inerentes ao curso de teatro, destacando, por exemplo, a oralidade, a interpretação de um texto e a leitura interpretativa; o estudo do espaço, do som, da força, da dinâmica ou da energia; a história do homem da cultura e das mentalidades; a musicalidade do corporal e da voz, o ritmo, a melodia e as dinâmicas, entre outros.

O programa destaca-se ainda por uma atenta pedagogia versada a cada faixa etária e pela desejada integração com os serviços culturais da cidade procurando integrar, sempre que possível, as suas atividades na programação municipal.

Esta experiência está ainda a ser acompanhada pela Direção Geral de Educação e pela Secretaria de Estado da Educação, prevendo-se que a certificação do curso seja uma realidade efetiva.

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