Braga assina acordo de geminação com cidade romena de Cluj-Napoca
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Notícias / Braga assina acordo de geminação com cidade romena de Cluj-Napoca

Braga assina acordo de geminação com cidade romena de Cluj-Napoca

Foi assinado, esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o acordo de geminação entre a cidade de Braga e a cidade romena de Cluj-Napoca. Nesta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o presidente do município de Cluj, Emil Boc.

Na ocasião, o autarca bracarense lembrou que as duas cidades mantêm uma excelente relação desde há vários anos, principalmente devido a intercâmbios e partilha de experiências ao nível das políticas de juventude. “Aproveitando a presença do presidente Emil Boc para a cerimónia de apresentação do primeiro selo de qualidade europeu para Cidades Amigas dos Jovens, achámos que este era o momento ideal para formalizarmos a nossa parceria”, referiu Ricardo Rio.

Tendo sido Capital Europeia da Juventude em 2015, a cidade de Cluj faz também parte da Rede de Cidades Capitais Europeias de Juventude e é uma das cidades parceiras do Município de Braga no projeto ‘100% Youth City’.

Emil Boc, que foi Primeiro-ministro da Roménia entre 2008 e 2012, mostrou-se surpreendido com o potencial de Braga e com a qualidade de vida da cidade. “Temos muitos pontos em comum, não apenas do ponto de vista histórico, mas também queremos aprender com a experiência de Braga”, disse o autarca de Cluj-Napoca.

Cluj-Napoca é a capital da província histórica da Transilvânia e tem mais de 320.000 habitantes. É um dos principais centros académicos, culturais, industriais e comerciais da Roménia. Entre outras instituições, integra a maior universidade do país, a Universidade Babeş-Bolyai; instituições culturais de renome nacional, assim como o maior banco privado romeno. De acordo com a revista americana Information Week, Cluj-Napoca está-se a tornar na “tecnópolis” da Roménia.

Acerca Braga TV