Braga apresenta-se como referência europeia em políticas de inovação social
Domingo , Julho 21 2019 Periodicidade Diária nº 2153
Principal / Notícias / Braga apresenta-se como referência europeia em políticas de inovação social

Braga apresenta-se como referência europeia em políticas de inovação social

Ricardo Rio destacou a capacidade que a cidade tem tido para dar respostas inovadoras aos problemas sociais da sociedade atual. No Fórum sobre Inovação Social, que decorreu esta sexta-feira no Altice Forum Braga, o autarca referiu que, neste particular, “Braga é uma referência a nível europeu ao implementar políticas públicas e inovadoras para dar resposta aos problemas sociais”

Num dia inteiramente dedicado a esta temática, Ricardo Rio salientou que o trabalho em rede é determinante para encontrar novas respostas e que Braga tem feito um trabalho importantíssimo que está a ser reconhecido internacionalmente. “Hoje é cada vez mais frequente ouvirmos na rede internacional da OCDE referências à cidade de Braga como um exemplo na resposta aos desafios que atualmente se colocam às sociedades”, referiu, sublinhando a importância do trabalho que as instituições sociais do concelho realizam diariamente e a capacidade mobilizadora de juntar todos os agentes para causas comuns.

O Fórum teve como objetivos promover a inovação social e posicionar o Município de Braga como uma plataforma para o desenvolvimento de negócios sociais e iniciativas de empreendedorismo social.

No arranque dos trabalhos que contou também com a presença de Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social, e Artur Santos Silva, presidente da Fundação La Caixa, Ricardo Rio defendeu que a inovação é o segredo para atingir os objetivos em matéria de respostas sociais. “Braga é uma mistura singular de história e inovação, de tradição e de juventude e a inovação está sempre presente em todas as áreas de actividade. Não é por acaso que muitas instituições e empresas têm conseguido iniciar projetos que depois replicados ou alargados a outros territórios, merecendo o reconhecimento de várias outras instituições nacionais e internacionais”, referiu o autarca, garantindo que Braga irá continuar a estimular cada vez mais a capacidade empreendedora e a criatividade para abordar as questões sociais de forma diferenciada com a abertura do novo Centro de Inovação Social.

Este Fórum de Inovação Social foi o resultado final do trabalho que se iniciou no final de março, com a realização da terceira edição do Bootcamp em Empreendedorismo Social que contou com a parceria da IES – Social Business School. Esta formação intensiva teve como público-alvo dirigentes e técnicos de instituições da Rede Social de Braga e empresas do concelho, de forma a resolver os desafios da sociedade.

Acerca Braga TV