Braga abraça “Mês Azul” contra os maus-tratos na infância
Quarta-feira , Novembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2268
Principal / Notícias / Braga abraça “Mês Azul” contra os maus-tratos na infância

Braga abraça “Mês Azul” contra os maus-tratos na infância

Neste mês de abril, o Município de Braga promove um conjunto de iniciativas que visam a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. Palestras, workshops e exposições são algumas das iniciativas agendadas para o “Mês Azul”, que se estende até dia 29 de abril com a realização de um cordão humano no centro da cidade.

Para Firmino Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é uma iniciativa que visa sensibilizar para a problemática dos maus-tratos na infância e para alertar para o cumprimento dos direitos das crianças. “O Mês Azul é um trabalho conjunto do Município e de um leque alargado de entidades que, diariamente, trabalho com as crianças, mas queremos envolver todos neste desígnio de cuidar dos mais novos e combater a violência que é exercida sobre eles”, sustentou Firmino Marques, durante a apresentação do “Mês Azul”, que decorreu esta segunda-feira, nos Paços do Concelho.

Já para a vereadora da Educação, Lídia Dias, é “essencial que a questão do bem-estar e dos Direitos das Crianças esteja na agenda pública”, realçando que “todos têm um papel a desempenhar na proteção das crianças”. “Queremos ser uma cidade cada vez mais educadora, inclusiva e amiga das crianças e, por isso, contamos com o contributo de todos”, afirmou Lídia Dias.

A primeira ação do “Mês Azul” está marcada para a próxima quinta-feira, 4 de abril, às 18h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a realização da palestra “Os Direitos das Crianças e a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis”, proferida por Laborinho Lúcio, a convite da Fundação Bracara Augusta.

No sábado, dia 6, às 10h30, no edifício gnration, terá lugar um workshop sobre os Direitos das Crianças e Jovens, promovido por jovens da Associação ANEIS e por uma equipa da Universidade do Minho. No dia 24 de abril, no Museu D. Diogo de Sousa, irá decorrer um “Dia Aberto” que inclui diversas atividades relacionadas com a temática dos Direitos das Crianças e Jovens, exposições de trabalhos e um seminário sobre Parentalidade Positiva.

A programação do “Mês Azul” termina no dia 29 de abril com a realização de um cordão humano no centro da cidade. Nesta iniciativa participam diversas entidades relacionadas com a promoção dos direitos das crianças e jovens, nomeadamente escolas, serviços de saúde, forças policiais e de segurança ou o Tribunal de Menores.

Este cordão humano contará com a participação de crianças e jovens do concelho, assim como adultos que, todos os dias trabalham, na prevenção e promoção da qualidade de vida das crianças e jovens de Braga. Ainda para este dia está agendada uma tertúlia para debate o projeto “Cidade amiga das crianças e jovens”.

Acerca Braga TV