Bracarenses e sanjoanenses disputaram a 2.ª Edição do Troféu da Amizade Boccia Sénior
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Desporto / Bracarenses e sanjoanenses disputaram a 2.ª Edição do Troféu da Amizade Boccia Sénior

Bracarenses e sanjoanenses disputaram a 2.ª Edição do Troféu da Amizade Boccia Sénior

Uma delegação composta por 2 técnicos desportivos, 16 jogadores e 6 árbitros do programa ‘Boccia Sénior’ participaram, na passada quarta-feira, na 2.ª Edição do Troféu da Amizade, em S. João da Madeira, onde disputaram jogos individuais e coletivos opondo participantes provenientes da Associação Cultural e Recreativa ‘É bom viver’, entidade visitada.

Esta foi uma iniciativa da responsabilidade do programa ‘Boccia Sénior Braga’ (em representação do SC  Braga – Secção de Boccia e da Câmara Municipal de Braga) e da Associação Cultura e Recreativa ‘É Bom Viver’ (em representação do Município de São João da Madeira), realizada a título das boas relações entre os dois concelhos e com os propósitos de promover o convívio, a confraternização, a competição e a partilha de experiências e saberes.

Esta iniciativa, pelos conhecimentos e competências que permite desenvolver nos participantes e técnicos envolvidos, contribui para a constituição de uma equipa de competição do programa ‘Boccia Sénior Braga’, a ser integrado, já na próxima época, nas competições nacionais da modalidade.

Para além destas mais-valias, o contacto com outros municípios e equipas de Boccia Sénior tem permitido aos seus promotores a obtenção de uma visão externa do programa, percecionando a sua conotação enquanto modelo de boas práticas e exemplo a seguir por parte de outros municípios. Esta referência está relacionada, entre outras questões, com motivos tais como: o modelo de implementação da modalidade em Braga, alicerçado em participantes e entidades provenientes das IPSS e Uniões / Juntas de Freguesia do concelho, que tem tido uma procura massiva por parte do seu público-alvo, contabilizando-se até ao momento 405 praticantes; a criação da Liga Boccia Sénior Braga e a Taça da Liga; a divisão da Liga Boccia Sénior Braga, em Primeira e Segunda, em função da proveniência dos participante e/ou entidades inscritas no programa e a subdivisão em série A e B de forma a preservar o equilíbrios e a competitividade entre as equipas.

A Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), entidade que tutela a modalidade de Boccia Sénior em Portugal, procura neste modelo estudar alternativas viáveis à alteração das provas nacionais.

O Troféu da Amizade Boccia Sénior é disputado por edições, compostas por provas de equipas e provas individuais, e cada edição tem duas voltas.

Finda a 1.ª volta da 2.ª edição, os bracarenses, na prova de equipas, mostraram evolução ao nível do jogo face ao ano transato, permitindo-lhes discutir uma das 3 primeiras posições da classificação geral, que só ficará concluída com a realização da 2.ª volta.

Na prova individual, e uma vez que o programa ‘Boccia Sénior Braga’ não contempla a organização de provas desta índole, os jogadores bracarenses ainda desmontaram algumas fragilidades sendo que os jogadores sanjoanenses, já rotinados nas competições nacionais da modalidade (mais de 12 anos de prática) demonstraram a sua superioridade em momentos cruciais do jogo.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, e pelo vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de São João da Madeira, Pedro Silva.

A realização da 2.ª volta do Troféu está prevista para dia 1 de outubro em Braga e permitirá apurar o vencedor desta edição. A vitória pertencerá à equipa que conquistar mais pontos nas provas coletivas e individuais realizadas nas duas voltas da edição.

Acerca Braga TV