Bloco de Esquerda promove fórum para debater políticas educativas
Domingo , Agosto 18 2019 Periodicidade Diária nº 2181
Principal / Notícias / Bloco de Esquerda promove fórum para debater políticas educativas

Bloco de Esquerda promove fórum para debater políticas educativas

O Bloco de Esquerda vai levar a cabo o “Fórum Educação: pensar o presente, desenhar o futuro”, que se realiza no próxima sábado, 19 de janeiro, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Esta iniciativa pretende discutir o estado atual da educação em Portugal e encontrar soluções para os problemas identificados. O fórum objetiva recolher contributos, para a elaboração do programa eleitoral para as próximas eleições legislativas.

De acordo com Alexandra Vieira, professora e dirigente sindical, o atual sistema é “uma manta de retalhos resultante de sucessivas reformas promovidas pelas diferentes equipas ministeriais”, afirmando que é “necessário pensar estrategicamente a educação desde o jardim de infância, que atualmente está entregue às IPSS”.

Manuel Carlos Silva, professor universitário, reforçou a importância de “acabar com as propinas também nos mestrados e doutoramentos” e a necessidade urgente de “abrir concursos para a renovação do corpo docente”.

Também José Maria Cardoso apelou à participação de toda a comunidade educativa, “não só de docentes”. O dirigente do Bloco de Esquerda afirma que a discussão nos vários painéis simultâneos – jardim de infância, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico; 2º e 3º ciclo do ensino básico; ensino secundário; ensino artístico – será “aberta a todos os interessados em pensar o futuro da educação no país”.

Os dirigentes do Bloco de Esquerda realçam alguns assuntos transversais aos vários níveis de ensino e que importa discutir, como organização, currículo, carga horária, exames, gestão.

Esta iniciativa decorre a partir das 10h30 com a sessão de abertura a cargo do deputado Pedro Soares, seguido da conferência dinamizada pelo professor universitário Licínio Lima, subordinada ao tema “Para uma crítica à educação indecisa”. Os trabalhos retomam às 14h00 para as sessões paralelas, estando previsto o encerramento para as 17h30.

Acerca Braga TV