Ano Novo Chinês celebrado em Braga
Quinta-feira , Fevereiro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2367
Principal / Notícias / Ano Novo Chinês celebrado em Braga

Ano Novo Chinês celebrado em Braga

Captura de ecrã 2017-01-27, às 16.39.41

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho comemora a entrada no Ano Novo Chinês a 5 de fevereiro, domingo, das 10h00 às 23h00, na escadaria central do shopping Braga Parque, em Braga. Há para ver 12 atividades culturais, como a Dança do Leão e artes marciais.

De manhã aprende-se a escrever o nome próprio ou a desejar bom ano, a fazer o milenar nó chinês, a cortar papel em mil figuras e ainda a acompanhar o ritual da cerimónia do chá. Às 15h30, a diretora do ICUM, Zhang Yan, fala dos projetos deste Instituto, criado há dez anos e pioneiro em Portugal, além do seu impacto na sociedade, como as aulas de mandarim que já chegaram a cerca de 1000 alunos de 15 escolas do ensino básico e secundário. A responsável vai evocar ainda as comemorações deste Ano do Galo.

De seguida há a Dança do Pavão, que simula a elegância e os movimentos daquela ave, a par de um momento de poesia e de atuações de violino e melódica. Às 16h45 decorre a Dança do Leão, com um duo dentro de uma fantasia do animal e a replicar os seus gestos. Logo depois, há demonstrações de artes marciais asiáticas, desde kung-fu a tai-chi. A canção tradicional chinesa “Amigo” é interpretada uma hora mais tarde por professores do ICUM. No final do dia repetem-se as atividades matinais, dando uma nova oportunidade aos cidadãos e às famílias de, por exemplo, levarem para casa mensagens em ideogramas chineses ou de saborearem o chá típico.

Acerca Braga TV