Alunos do Clube de Programação e Robótica recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Educação / Alunos do Clube de Programação e Robótica recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga

Alunos do Clube de Programação e Robótica recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga

Lídia Dias, vereadora da Educação, recebeu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, os alunos que integram o Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio – “Roboesas – Clube dos Pequenitos” -, cujo trabalho foi recentemente reconhecido no Evento Nacional de Clubes de Programação e Robótica.

Composto por alunos da EB1 de Esporões e da EB de Nogueira, o Clube dos Pequenitos teve origem no decurso do ano letivo 2017/2018 e tem vindo, desde aí, a aumentar a sua atividade e o número de alunos participantes.

Na ocasião, Lídia Dias elogiou o projeto e o dinamismo demonstrado por esta comunidade educativa. “Este tipo de atividades permitem aos alunos desenvolverem competências de programação e, ao mesmo tempo, sensibiliza-os para temas de enorme importância na sociedade, contribuindo para a formação de melhores cidadãos e melhores profissionais no futuro”, destacou.

O evento de Clubes de Programação e Robótica, que decorreu em Lisboa, permitiu aos “pequenos programadores”, entre os 6 e os 10 anos de idade, levaram ao Júri Nacional o projeto “How Water Works”, onde o tema da água é trabalhado transversalmente ao currículo e são programadas atividades de crescente grau de dificuldade, adequadas aos diferentes ciclos de ensino.

Foram desenvolvidas atividades relativas ao ciclo da água, utilizando robots e programação por blocos e em linguagem SCRATCH. Os alunos aliaram as vantagens da programação robótica aos conhecimentos adquiridos em sala de aula para partilharem conhecimentos com os colegas e contribuírem para disseminar boas práticas na prevenção da poluição aquática e poupança de água.

Das atividades desenvolvidas, o júri destacou o desenho de uma casa inteligente, com reaproveitamento de águas pluviais, um veículo robótico de colocação de lixos em contentores, uma apresentação alusiva ao Sol e seu papel na vida da Terra e atividades em realidade virtual, alusivas ao tema.

Os “pequenos programadores” do Roboesas – Clube dos Pequenitos foram ainda reconhecidos recentemente com o projeto “20 000 Léguas Submarinas” na Feira de Ciência Hands-on-Science, que decorreu em maio, em Viana do Castelo, tendo recebido um convite para integrar a comitiva portuguesa na Feira Europeia deste consórcio, que decorrerá de 2 a 6 de setembro, em Kharkiv, na Ucrânia. Assim, cinco elementos entre os 8 e os 10 anos de idade estarão presentes nesta importante Feira de Ciência.

Acerca Braga TV