Alunos do CLIB vencem Concurso de Ideias Inovadoras
Terça-feira , Dezembro 11 2018 Periodicidade Diária nº 1931
Principal / Educação / Alunos do CLIB vencem Concurso de Ideias Inovadoras

Alunos do CLIB vencem Concurso de Ideias Inovadoras

O projeto da Extinctus Enterprise foi o vencedor do Concurso de Ideias Inovadoras para a Prevenção de Incêndios e Revitalização Socioeconómica das áreas afetadas, promovido pela Portugal Inovação Social no âmbito da Aldeia da Inovação Social.

A mini-empresa ‘Extinctus Enterprise’ é composta por cinco alunos do Colégio Luso Internacional de Braga, Diogo Vale, Maria Pereira, Margarida Machado Matilde Mendes e Taís França, que têm entre 15 e 17 anos e residem em Braga e que são os autores do projeto aclamado unanimemente como a melhor proposta apresentada no Bootcamp em Empreendedorismo Social do IES – Social Business School. Após a sua candidatura ao Concurso de Ideias Inovadoras para a Prevenção de Incêndios, o projeto dos alunos do CLIB da Extinctus Enterprise foi o vencedor do concurso.

A equipa Extinctus Enterprise, foi recentemente a equipa vencedora da XI Competição Nacional ‘A Empresa’ da Junior Achievement Portugal e que representou Portugal na competição da JAEurope, em Belgrado, de 16 a 19 de julho, a ‘CoYC2018’. Na competição europeia a mini-empresa do CLIB foi distinguida com o prémio de excelência tecnológica pela AT&T, precisamente com a ‘Ignis Capsule’, um produto inovador destinado a prevenir da propagação dos fogos florestais e que deverá reduzir drasticamente o impacto social, económico e ambiental deste flagelo, que tanto afeta em Portugal. Trata-se de uma cápsula subterrânea com um sensor, que em caso de incêndio, deteta o aumento da temperatura do solo e emite um sinal de rádio alertando os bombeiros. O produto encontra-se já patenteado e em fase de funcionamento, tendo sido desenvolvido em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a empresa de tecnologias de informação, SÉTIMA.

Os cinco alunos do CLIB acreditam que, com a sua ideia de negócio, promovem de forma inequívoca sinergias que visam a eficácia das forças de combate aos incêndios e a sustentabilidade ambiental.

Acerca Braga TV