Alunos do CLIB distinguidos em competição europeia com prémio de excelência tecnológica
Sexta-feira , Julho 19 2019 Periodicidade Diária nº 2151
Principal / Educação / Alunos do CLIB distinguidos em competição europeia com prémio de excelência tecnológica

Alunos do CLIB distinguidos em competição europeia com prémio de excelência tecnológica

A mini-empresa ‘Extinctus Enterprise’ do Colégio Luso Internacional de Braga, equipa vencedora da XI Competição Nacional ‘A Empresa’ da Junior Achievement Portugal, representou Portugal na competição da JAEurope, em Belgrado entre 16 a 19 de julho. A ‘CoYC2018 – Company of the Year Competiton 2018’ reuniu mais de 200 alunos oriundos de 36 países, com 39 equipas que se qualificaram a nível nacional e que disputaram a final europeia da prestigiada competição de empreendedorismo.

Ontem, a equipa do CLIB foi distinguida com o prémio de excelência tecnológica pela AT&T, tendo demonstrado com a ‘Ignis Capsule’ ser este o produto com melhor conceito tecnológico levado à final europeia.

A equipa do CLIB, desenvolveu um produto inovador destinado a prevenir da propagação dos fogos florestais e que deverá reduzir drasticamente o impacto social, económico e ambiental deste flagelo, que tanto afeta em Portugal. Trata-se de uma cápsula subterrânea com um sensor, que em caso de incêndio, deteta o aumento da temperatura do solo e emite um sinal de rádio alertando os bombeiros. O produto encontra-se já patenteado e em fase de funcionamento, tendo sido desenvolvido em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a empresa de tecnologias de informação, Sétima.

Os cinco alunos do CLIB acreditam que, com a sua ideia de negócio, promovem de forma inequívoca sinergias que visam a eficácia das forças de combate aos incêndios e a sustentabilidade ambiental.

Acerca Braga TV