Alunos de Nogueira reforçam ligação com a natureza
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Freguesias / Alunos de Nogueira reforçam ligação com a natureza

Alunos de Nogueira reforçam ligação com a natureza

No âmbito do programa Erasmus+, a turma do quarto ano da EB1 de Nogueira promoveu duas atividades de cariz ambiental na freguesia: adotar um troço da ribeira do Barral e lançar granadas de sementes numa zona que foi severamente atingida pelos incêndios do ano passado. O Município de Braga e a União de FreguesiaS de Nogueira, Fraião e Lamaçães colaboraram na iniciativa.

Deste programa, além dos alunos de Nogueira, juntam-se alunos da Finlândia, Letónia, Turquia e Polónia. Como explica Maria Ferreira, professora titular da turma, “os alunos estão a desenvolver um projeto intitulado Natural and Outdoor Education”. “Estamos a trazer os alunos para fora da sala de aula para abordarmos várias questões relacionadas com a natureza em intercâmbio com outros países. Estamos a adotar várias atividades onde este grupo de alunos fez, em sala de aula, juntamente com outras turmas, as granadas de sementes que foram lançadas hoje. Mais à frente, na primavera, voltaremos novamente para observarmos o impacto desta ação”, disse a professora.

Alexandrina Rodrigues, coordenadora da EB1 de Nogueira, também marcou presença na iniciativa, deixando claro o objetivo da mesma. “Viemos fazer uma aula de investigação na natureza com dois momentos distintos. No primeiro vamos lançar granadas para repor o coberto vegetal com árvores autóctones e, num segundo momento, vamos fazer investigação na zona ribeirinha no âmbito do projeto ‘adota um troço do rio’ para estudar o percurso do rio e toda a zona envolvente, com o intuito de sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a natureza”, explicou.

Em representação do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença Daniel Pinto, bem como Goreti Machado, presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, e João Marques, tesoureiro da autarquia local.

Goreti Machado elogiou a determinação dos alunos e o âmbito do projeto. “Este intercâmbio de ideias e metodologias adotadas por alunos de países diferentes têm de ser elogiados. Nogueira, Fraião e Lamaçães possuem uma vasta área verde e a autarquia local tem vindo a desempenhar um papel ativo na promoção e apoio de vários eventos de prevenção e de sensibilização sobre como devemos tratar a natureza, mas principalmente o meio ambiente que nos rodeia”, disse a autarca.

Depois destas duas atividades, os alunos da EB1 de Nogueira irão partilhar a informação recolhida com os alunos dos outros países. Para março está agendada uma deslocação à Finlândia e em maio, a freguesia de Nogueira irá receber quatro alunos de outros países.

Acerca Braga TV