Alunos de Gondizalves vencem 3.º lugar nas Olimpíadas da Cidadania e do Património
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Educação / Alunos de Gondizalves vencem 3.º lugar nas Olimpíadas da Cidadania e do Património

Alunos de Gondizalves vencem 3.º lugar nas Olimpíadas da Cidadania e do Património

Os alunos da EB de Gondizalves, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, representaram Braga no Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, uma iniciativa integrada no projeto “Plataforma + Cidadania”.

O evento realizou-se no auditório Municipal de Esposende, tendo participado os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado, que competiram através de um jogo interativo.

Os alunos da EB de Gondizalves conquistaram o 3.º lugar, arrecadando os seguintes prémios: livro “Braga – Era Uma Vez Uma Cidade”, de Maria José Meireles, com ilustrações de César Figueiredo; mapa de Braunio de Braga (1594) e um convite duplo para entrada numa sessão do Festival Teatro Infantil de Braga.

O projeto “+Cidadania” tem a intenção clara e objetiva de envolvimento dos diversos atores da comunidade numa rede social e comunitária, tendo sido desenhada sob a temática da Educação para a cidadania. Esta plataforma é dirigida aos alunos do 1.º ciclo de ensino, todavia implica em todo o processo de aquisição de conhecimentos, diferentes agentes da comunidade educativa.

Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, destaca a importância do projeto no desenvolvimento de competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade em que se inserem. “Com recurso às tecnologias, a plataforma promove o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa, demarcando-se pela criação de um currículo de base local”, referiu a vereadora, acrescentando que o Município de Braga “apresenta-se como aliado na transmissão de conhecimento do património e história locais, formando cidadãos conhecedores da sua identidade”.

Acerca Braga TV