Alunos de Braga vencem “Expo Empresas Escolares”
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Educação / Alunos de Braga vencem “Expo Empresas Escolares”

Alunos de Braga vencem “Expo Empresas Escolares”

Os alunos da Escola Básica de Lamaçães, em Braga, foram os vencedores da ‘Expo Empresas Escolares’, uma iniciativa que se inseriu no programa ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’ e que decorreu no Parque Municipal de Barcelos. ‘Smart UP’ foi o nome do projeto da escola bracarense, numa edição onde saíram também vencedores o projeto ‘Extra-Code’ da Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende, e a Associação Patinhas Solidárias da Escola Básica e Secundária de Amares.

Com o objetivo de promover de uma cultura empreendedora, espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, o programa ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’ permite aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projetos empreendedores. O evento reuniu cerca de 500 alunos e 27 professores. O Município de Braga participou com os Agrupamentos de Escola de Celeirós, Dona Maria II, Francisco Sanches, Real, Sá de Miranda e Trigal Santa Maria.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, estas iniciativas assumem-se como “uma oportunidade para os alunos estimularem uma cultura empreendedora, exercitando a capacidade de desenvolver projetos e promover a aquisição de conhecimento, fortalecendo uma identidade regional de pertença para com o território”.

Este projeto permite que os alunos adquirem competências empresariais e empreendedoras, bem como de aspetos importantes para o trabalho e a vida, tais como a gestão ou controlo de alguma incerteza ou baixa auto-estima. “Estou certa de que o desenvolvimento destes programas no ensino básico e secundário é de grande ajuda no desenvolvimento da capacidade empreendedora dos nossos jovens”, conclui Lídia Dias.

Acerca Braga TV