Alunos da UMinho levam cultura bracarense a Cabo Verde
Segunda-feira , Setembro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2217
Principal / Cultura / Alunos da UMinho levam cultura bracarense a Cabo Verde

Alunos da UMinho levam cultura bracarense a Cabo Verde

Captura de ecrã 2017-02-06, às 22.01.06

Cinco jovens bracarenses, estudantes da Universidade do Minho, organizaram, esta semana, em Cabo Verde, um intercâmbio cultural, que juntou algumas das tradições da região de Braga e Santa Cruz, um município cabo-verdiano.

A atividade teve início na passada quarta-feira, com a inauguração de uma exposição fotográfica intitulada “Olhares pelo Baixo Minho”. Esta exposição conta com imagens dos diferentes trajes usados nos finais do século XIX/ inícios do século XX, apresentadas pelo Grupo Folclórico da Universidade do Minho. As tradicionais festas do São João de Braga, um marco indissociável desta cidade, também são contempladas nesta mostra, em exibição até à próxima semana.

Ainda no âmbito deste intercâmbio cultural, juntaram-se, através da dança, as diferentes tradições das regiões representadas. Do “batuco”, tradicional de Santa Cruz, aos viras e malhões, tradicionais do Baixo Minho, a população presente teve oportunidade de conhecer as diferentes realidades, com tempo para aprender e dançar alguns destes passos.

Durante o tempo passado em Cabo Verde, os alunos da academia minhota partilharam também alguns dos conhecimentos das suas áreas de estudo, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, o Liceu Alfredo da Cruz Silva e a Casa de Acolhimento Manuela Irgher.

Acerca Braga TV