Alunos da EB 2,3 de Nogueira vencem Jogo do Eco-Consumidor
Domingo , Abril 21 2019 Periodicidade Diária nº 2062
Principal / Educação / Alunos da EB 2,3 de Nogueira vencem Jogo do Eco-Consumidor

Alunos da EB 2,3 de Nogueira vencem Jogo do Eco-Consumidor

A grande final do Jogo do Eco-Consumidor realizou-se esta quarta-feira, em plena Praça Municipal, em Braga. Disputada por nove equipas de cinco estabelecimentos de ensino do concelho, a iniciativa tem o condão de sensibilizar e formar jovens mais responsáveis e atentos para o futuro.

Os alunos da EB 2,3 de Nogueira foram os vencedores, numa prova que contou com ainda com os alunos das escolas Frei Caetano Brandão, Palmeira, Lamaçães e Celeirós.

“Seguramente que no futuro teremos consumidores mais responsáveis. Mesmo a brincar é possível aprender coisas importantes e que devem ser transmitidas para os pais, familiares e amigos”, referiu Ricardo Rio, que marcou presença na cerimónia de entrega de prémios.

Já Altino Bessa, vereador do Município de Braga, lembrou que este jogo “tem um objetivo muito claro de sensibilizar os alunos para aquilo que deve ser o consumidor responsável em várias áreas como a alimentação, saúde, entre outras. Queremos formar melhores cidadãos, que estejam preocupados com as questões ambientais e com as preocupações de consumo”, apontou.

O Jogo do Eco-Consumidor foi concebido pelo CIAC – Centro de Informação Autárquico do Consumidor do Município de Braga e pelo CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo e destina-se a ser jogado, entre outros públicos, por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Pode ser jogado por duas até cinco equipas, no máximo, sendo cada equipa formada por seis elementos, sendo distribuídos por cinco categorias (Alimentação, Consumo, Ecologia, Poupança e Saúde) e uma sexta, que é o “Guardião” das bandeiras. O objetivo do jogo é ir respondendo a questões pré-elaboradas que os monitores forem apresentando sobre as diversas categorias e ir avançando nos respetivos corredores até conseguir obter a respectiva bandeira da categoria (uma bandeira por cada categoria), saindo vencedora a equipa que obtenha as cinco bandeiras em primeiro lugar.

Durante o ano letivo esta iniciativa envolveu alguns estabelecimentos de ensino do concelho de Braga, traduzindo-se num torneio que comportou uma etapa ao nível de cada escola, destinada a apurar as equipas (uma equipa do 2.º ciclo e uma equipa do 3.º ciclo) que representaram as escolas envolvidas nesta grande final.

Fernando Viana, diretor do CIAB, explicou que “este jogo visa celebrar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidores e no próximo ano letivo procuraremos envolver mais estabelecimentos de ensino”, concluiu.

Acerca Braga TV