Domingo , Dezembro 10 2017 Periodicidade Diária nº 1565
Principal / Notícias / Ação de sensibilização em prol da causa animal leva meia centena ao Mosteiro de Tibães

Ação de sensibilização em prol da causa animal leva meia centena ao Mosteiro de Tibães

O lugar onde outrora dormiam os estribeiros e os moços dos hóspedes do Mosteiro de Tibães serviu de palco, esta manhã, para a realização de uma ação de sensibilização em prol da causa animal. A sessão de Pilates, levada a cabo pelo projeto ‘Gato Francisco’, reuniu cerca de cinquenta pessoas empenhadas em passar uma manhã de domingo diferente e em contribuir para a afirmação do projeto.

De acordo com a organização, os objetivos foram plenamente alcançados, não só pela adesão registada mas sobretudo pelo ambiente humano em que decorreu. De acordo com Conceição Marques, instrutora de Pilates que se voluntariou para a orientar, “a prática do Pilates promove o bem-estar físico e mental e requer um ambiente adequado. Poder realizá-la no espaço das Cavalariças do Mosteiro de Tibães foi, de facto, um privilégio, ainda mais quando associada a uma causa tão nobre”. A monitora garantiu que “assim, de certeza, quem corre não cansa”.

Sónia Duarte, voluntária do projeto ‘Gato Francisco’ desde a primeira hora, não tem dúvidas quando diz que “a sessão de Pilates foi mais do que uma mera atividade de exercitação física coletiva. Foi antes um momento onde dezenas e dezenas de pessoas comungaram das nossas preocupações e anseios, e em que sentimos que juntos somos mais fortes e mais facilmente podemos fazer a diferença”.

A ação ‘Pilates no Mosteiro? Um Mimo.’, com a qual o Gato Francisco fechou o plano de atividades para o presente ano, destinava-se também a ajudar o gato Mimo que precisava de ser operado. Porém, a meio da semana passada, o felino acabou por não resistir ao agravamento dos problemas que o afligiam, os quais já tinham forçado o seu internamento hospitalar. “Mas isso só fez com que ganhasse ainda mais vontade de vir e de assim assinalar o meu apoio ao projeto, pois continuam a existir muitos Mimos por aí”, vinca a professora Maria Silva, uma das participantes no evento e pontual seguidora da ajuda que é prestada aos animais.

O ‘Gato Francisco’ é um projeto bracarense de voluntariado na área da proteção animal (apenas de gatos), com uma intervenção ao nível da adoção responsável e da sensibilização e informação da população.

Acerca Braga TV