AAUMinho encerra Campeonatos Nacionais Universitários com duas medalhas de ouro
Segunda-feira , Outubro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1874
Principal / Desporto / AAUMinho encerra Campeonatos Nacionais Universitários com duas medalhas de ouro

AAUMinho encerra Campeonatos Nacionais Universitários com duas medalhas de ouro

O último dia das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs), que decorreram durante as passadas duas semanas em Aveiro, fica marcado pelas conquistas dos títulos nacionais por parte do Andebol e Futsal masculinos da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O Voleibol feminino também se destacou ao sagrar-se vice-campeão nacional.

A primeira final do dia foi o voleibol feminino. Frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), às minhotas faltou a estrelinha de campeão. Muito aguerridas e com uma enorme vontade de vencer, as do Porto acabaram sempre por dar a volta por cima ao longo dos três sets disputados. O resultado final de 3-0 (25-22 / 25-22 / 25-23) termina com o reinado de três anos por parte da AAUMinho.

Sempre em crescendo, e sem se deixarem abalar pela derrota na fase de grupos frente ao Instituto Superior da Maia (ISMAI), o futsal masculino da AAUMinho, liderado por Anselmo Calais apresentava-se na final com uma sede de vitória maior do que nunca.

Os minhotos entraram a todo gás nesta final frente à Académica de Coimbra, marcando bem cedo dois golos. Na etapa complementar, os de negro (Académica), fruto de uma entrada fulgurante, deram a volta ao marcador apontando três golos sem resposta num curto espaço de tempo.

Os minhotos não baixaram os braços, e mostrando a fibra de que são feitos os campeões, conseguiram dar a volta por cima e apontar dois golos que acabariam por selar o resultado final desta partida: 4-3.

“O espirito de união e a vontade de vencer demostrados ao longo destes CNU’s foi o segredo para esta conquista”, palavras de um emocionado Anselmo Calais, que aponta já baterias aos EUSA Games: “Espero que consigamos atingir um resultados positivo, uma boa prestação exibicional e desportiva, com uma planificação realista. Sabemos que o nível nos Europeus pode oscilar de anos para ano, dependendo das universidades inscritas, mas como sempre, vamos com tudo e com uma mentalidade vencedora.”

“O campeão está de regresso!”, foi com estas palavras que terminou a terceira e última final do dia.

Não há em Portugal, nem na Europa, Academia com tantos títulos conquistados (nacionais e europeus) no andebol masculino como a AAUMinho.

Após um jejum de dois anos, os minhotos regressaram ao seu “lugar de direito”, vencendo por 28-20 uma Associação Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) que nunca baixou os braços, mas que nunca teve qualquer hipótese frente ao “rolo compressor”.

“Este CNU foi pautado pelo equilíbrio e até assistimos a algumas surpresas que adoçam qualquer competição desportiva. Nós, AAUMinho, fomos com a convicção que tínhamos tudo para ser campeões. E demonstrámo-lo em campo. Merecemos sem qualquer dúvida este título!”, diz Eduardo Fernandes, técnico dos minhotos.

O técnico aguarda agora com emoção o regresso aos palcos europeus onde “espera contar com todos para mais uma campanha de luta onde iremos dignificar esta camisola”.

A terminar, o técnico campeão quis ainda agradecer a “todos os atletas pelo empenho e sacrifício”, bem como “às instituições que tornaram este titulo possível”.

Acerca Braga TV