‘A Trama e o Círculo’ em exposição no Museu da Imagem
Quinta-feira , Abril 2 2020 Periodicidade Diária nº 2409
Principal / Cultura / ‘A Trama e o Círculo’ em exposição no Museu da Imagem

‘A Trama e o Círculo’ em exposição no Museu da Imagem

Captura de ecrã 2017-01-22, às 16.01.11

‘A Trama e o Círculo’ é o nome da exposição instalação/vídeo da autoria de Mariana Caló e Francisco Queimadela, que está patente ao público no Museu da Imagem.

A mostra, inaugurada pela vereadora da Cultura da Camara Municipal de Braga, Lídia Dias, pode ser visitada até dia 25 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 14h30 às 18h30.

Ao longo de vários meses Mariana Caló e Francisco Queimadela recolheram testemunhos visuais de várias atividades, ancestrais e modernas, relacionadas com o ludismo, o trabalho e outras práticas do dia a dia, que estão enraizadas no saber empírico.

Estabelecendo relações intuitivas entre gestos concretos e a matéria, a experiência sensorial e o pensamento analógico, os autores criaram um filme fragmentário imerso na ideia de transformação da matéria, que no seu decorrer gera um movimento que se metamorfoseia ao longo do tempo.

Ao longo de uma sequência de diversas atividades, soluções e habilidades quotidianas o espetador é conduzido através de uma série de relações num jogo de interligação entre formas de magia, prazer, geometria, simbolismo e lavor.

Para a exposição no Museu da Imagem de Braga os autores desenvolveram uma adaptação da curta-metragem ‘A Trama e o Círculo’ para ambiente instalativo, expandindo-a pelas três salas do museu.

Acerca Braga TV