6.800 pessoas assistiram à 11ª edição da Via Sacra de Maximinos
Sexta-feira , Julho 19 2019 Periodicidade Diária nº 2151
Principal / Cultura / 6.800 pessoas assistiram à 11ª edição da Via Sacra de Maximinos

6.800 pessoas assistiram à 11ª edição da Via Sacra de Maximinos

mviasacra6

A 11ª edição da Via Sacra de Maximinos realizada este domingo, foi a maior produção realizada desde a sua criação. Organizada pelo Grupo de Jovens da Alvorada, Agrupamento de Escuteiros 430 de Maximinos e a Artystika, a Via Sacra teve uma grande projeção, juntando cerca de 6.800 pessoas que assistiram à maior encenação da Via Sacra do Concelho de Braga.

A edição deste ano contou com algumas novidades, destacando-se a encenação de Jesus Cristo a ser chicoteado. As quinze estações decorreram num percurso de mais de um quilómetro, partindo do Lugar do Penedo até ao Monte São Gregório onde sucedeu o ponto alto da noite com a encenação da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

Francisco Mota, coordenador da Via Sacra, referiu que ao longo destes 11 anos tem havido um grande esforço por parte da organização para melhorar cada vez esta que já é considerada a maior Via Sacra do Concelho de Braga. “Esta Via Sacra significa vencer mais um ano. Ao longo de todos os 11 anos tem havido um empenho muito grande em querer afirmar a Via Sacra de Maximinos, não só pelo evento em si mas por todo este momento catequético e cultural que significa para a nossa comunidade e, ainda, porque estamos às portas da Cidade Mãe da Quaresma e da Semana Santa que é Braga.”, disse.

De acordo com Luís Pedroso, presidente da União de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, a produção da Via Sacra de Maximinos é grande e só foi possível através de vários apoios recebidos. “A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade é uma parceira deste evento para dar alguma credibilidade a esta iniciativa e através de várias iniciativas nossas, conseguimos alguns patrocinadores, que sem isso não era possível. É uma produção bastante grande e será a Via Sacra com maior projeção a esse nível. Isto só é possível graças a empresas que nos cederam materiais e aos media que ajudaram na divulgação. Só assim é que conseguimos levar avante esta iniciativa.” frisou o presidente.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na Via Sacra de Maximinos onde felicitou toda a organização. “Este é um enorme contributo, quer para os católicos, quer todas as pessoas com origem nas diversas religiões se possam concentrar e perceber o significado de tudo que compõe as Solenidades da Semana Santa. Felicito toda a organização desde o Grupo de Jovens da Alvorada, o Agrupamento de Escuteiros 430 de Maximinos, a Associação Artystika mas também a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e a Câmara Municipal que acarinhou esta iniciativa.”, concluiu.

A organização pretende aumentar o seu público para o próximo ano, apostando na divulgação local, regional e nacional para que a Via Sacra de Maximinos seja igualmente conhecida além fronteiras.

Acerca Braga TV