2.000 pessoas juntaram-se em Braga contra o AVC
Quarta-feira , Novembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1904
Principal / Desporto / 2.000 pessoas juntaram-se em Braga contra o AVC

2.000 pessoas juntaram-se em Braga contra o AVC

Cerca de 2.000 pessoas participaram, na manhã deste domingo, na 5ª edição da Corrida e Caminhada Vital contra o AVC, iniciativa que visou alertar e sensibilizar a população sobre o AVC e a sua prevenção através da prática de atividade física e hábitos de vida saudáveis.

Apesar do Acidente Vascular Cerebral (AVC) estar a decrescer ao longo dos anos em Portugal, continua a ser a principal causa de morte. “O AVC tem vindo a decrescer a sua incidência, mas continua a ser o principal fator de risco de morte e de morbilidade em Portugal. É muito importante que as pessoas adotem estilos de vida saudáveis, uma boa alimentação e que combatam o sedentarismo”, explicou Jorge Maia Gomes, administrador executivo do Hospital de Braga.

Reconhecer os primeiros sinais de um AVC e intervir rapidamente pode minimizar os danos que provoca. “Há um fator muito importante que é a rapidez de intervenção, quando se deteta precocemente os primeiros sinais de um Acidente Vascular Cerebral. Há determinados sintomas como o braço descaído, dificuldade a falar ou o desvio da face, que têm de ser rapidamente intervencionados e é muito importante que as pessoas acorram ao Hospital o mais rápido possível para serem tratadas devidamente”, reforçou Jorge Maia Gomes.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, marcou presença nesta iniciativa onde mostrou a sua satisfação por Braga ser uma cidade cada vez mais ativa. “Tudo aquilo que o Município tem feito em termos de promoção do desporto está a resultar e Braga está cada vez mais ativa. Há cada vez mais pessoas a correr e, sobretudo, mais pessoas a caminhar, que são futuramente aqueles que irão correr. Esta corrida e caminhada contra o AVC tem uma mensagem muito especial que é  prevenir e saber como devemos proceder em caso de um AVC. Portanto, o slogan ‘Correr mais rápido que um AVC’ faz todo o sentido e espero que as pessoas, além da prática desportiva que hoje realizam, estejam atentos e se tentem informar daquilo que podem fazer para que esta doença consiga atingir cada vez menos portugueses”, salientou a vereadora.

O Hospital de Braga recebe anualmente cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC – sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz da doença.

A quinta edição da Corrida e Caminhada vital contra o AVC foi organizada pelo Hospital de Braga conjuntamente com a Sociedade Portuguesa do AVC, o Município de Braga Braga, o Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho e a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar.

2.000 pessoas juntaram-se em Braga contra o AVC

2.000 pessoas correram e caminharam esta manhã em Braga contra o AVC.

Posted by Braga TV on Sunday, October 28, 2018

Acerca Braga TV