18 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Desporto / 18 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

18 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

Captura de ecrã 2017-02-17, às 14.14.54

Há 18 anos que o Desporto Escolar faz parte das comemorações do aniversário da Universidade do Minho e este ano, mais uma vez, a data trouxe ao Pavilhão Desportivo do Campus de Gualtar mais de 400 estudantes/atletas das Escolas Secundárias do Distrito de Braga que celebraram a festa da Academia Minhota com desporto.

A atividade desportiva, que é uma parceria entre a UMinho e o Desporto Escolar (Coordenação de Braga) contou neste 43º aniversário da UMinho com Torneios que incluíram competições de Voleibol feminino, Basquetebol 3*3 e Badminton.

Para Carlos Dias, coordenador da atividade da parte do Desporto Escolar, esta longa parceria, que é aberta à comunidade educativa secundária e pré-universitária, tem como grande objetivo “dinamizar as atividades mostrando as condições que a Universidade tem, pretende-se fazer junto da comunidade escolar uma operação de charme”, afirmou.

Segundo o mesmo “os torneios correram muito bem”, com muita adesão por parte das escolas secundárias “a maior parte das escolas secundárias de Braga estiveram presentes, quer seja no Basquetebol, no Badminton ou no Voleibol”, disse. 

Este é também um momento para estes jovens saírem do seu espaço habitual e se divertirem em ambiente universitário, sendo que o feedback foi muito positivo. “Estes jovens gostam muito de cá vir, de conhecer a Universidade, algumas das suas dinâmicas e instalações. Gostam de ver que a UMinho tem investido no desporto e tem condições para que quando chegarem à Universidade possam continuar a praticar a sua modalidade ou experimentar outras”, garantiu Carlos Dias.

Apesar dos intervenientes assumirem que o importante é participar, divertirem-se, conhecer novos colegas e as instalações da UMinho, a competição é sempre levada muito a sério pelos estudantes/atletas que querem arrecadar o “cepto” para a sua escola.

Assim, para além do momento que se saldou sobretudo pelo convívio saudável, a classificação final acaba por ser uns dos aspetos a reter, até por todos gostam de ganhar.

Classificação nas várias modalidades:

Voleibol Feminino:

1º lugar – Escola Sec. Alberto Sampaio

2º lugar – Escola Sec. de Maximinos

3º lugar – Escola Sec. Sá de Miranda

Badminton:

Feminino

1º lugar – Núria Brandão (Escola Sec. de Paços de Ferreira)

2º lugar – Bárbara Sousa (Escola Sec. D. Maria II)

3º lugar – Carla Mendes (Escola Sec. D. Maria II)

Masculino

1º lugar – Daniel Costa (Escola Sec. Carlos Amarante)

2º lugar – Tiago Costa (Escola Sec. Carlos Amarante)

3º lugar – Pedro Maia Santos (Escola Sec. Carlos Amarante)

O Basquetebol foi a modalidade com mais equipas e mais atletas em prova. Nesta prova a classificação vai contar para o apuramento (juntamente com outras provas) para o campeonato regional.

Acerca Braga TV